A Ministra da Educação, Samaria Tovela, apelou à paciência dos professores que reclamam o pagamento de horas extraordinárias em atraso, reconhecendo a legitimidade das suas reivindicações, mas sublinhando que o Estado não dispõe de capacidade financeira para liquidar toda a dívida de uma só vez.
A governante reagia à nova onda de paralisação das aulas protagonizada por docentes que exigem a regularização dos valores em dívida. Apesar de reconhecer o direito dos professores a reclamarem os seus créditos, Samaria Tovela considera que a interrupção das actividades lectivas não constitui a melhor forma de protesto, por prejudicar milhares de alunos.
A ministra alertou ainda que os docentes que aderirem à paralisação poderão enfrentar implicações e procedimentos administrativos previstos na lei.
Recorde-se que o Governo anunciou ter regularizado integralmente o pagamento das horas extraordinárias referentes ao ano de 2022 e parte de 2023. Contudo, continua por liquidar o remanescente desse ano, bem como a totalidade dos valores correspondentes a 2024.
A EUROCAM, Associação dos Empresários Europeus em Moçambique, e a Embaixada da Ucrânia registaram, entre Outubro de 2025 e Março de 2026, uma evolução significativa nas suas relações institucionais, passando de uma fase de contactos exploratórios para um diálogo estruturado orientado para a formalização de mecanismos de cooperação económica.
No âmbito deste processo, encontra-se em análise a eventual adesão da Embaixada da Ucrânia à EUROCAM na qualidade de observador, modalidade que permite a participação institucional em actividades e fóruns de diálogo da Associação, sem prejuízo da sua natureza enquanto organização representativa do sector empresarial europeu.
Esta solução reflecte o enquadramento jurídico e institucional da Ucrânia, país europeu que, não sendo membro da União Europeia, mantém relações políticas, económicas e regulamentares estreitas com as instituições europeias e integra o espaço de cooperação europeu em diversas iniciativas multilaterais.
A participação da Embaixada da Ucrânia como observador permitirá reforçar o intercâmbio de informação, o diálogo económico e a identificação de oportunidades de investimento e parceria, assegurando simultaneamente a coerência com a missão estatutária da EUROCAM e o seu posicionamento como plataforma de representação empresarial europeia em Moçambique.
Este desenvolvimento ocorre em paralelo com o recente reforço do diálogo bilateral entre Moçambique e Ucrânia ao mais alto nível político, na sequência dos contactos entre o Presidente da República, Daniel Chapo, e o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, os quais destacaram áreas prioritárias de cooperação como agricultura, energia, comércio e formação técnico-profissional.
Desde Outubro de 2025, a EUROCAM tem vindo a dialogar com a representação diplomática ucraniana, promovendo a identificação de sectores de interesse comum e criando condições para o estabelecimento de parcerias empresariais sustentáveis.
A evolução agora registada confirma a relevância da Associação enquanto plataforma de articulação entre a diplomacia económica, investimento estrangeiro e sector privado europeu.
A EUROCAM reitera o seu compromisso em continuar a apoiar iniciativas que contribuam para o fortalecimento das relações económicas internacionais de Moçambique, promovendo um ambiente de negócios aberto, transparente e alinhado com as melhores práticas europeias.
A cidade de Maxixe foi palco, este fim-de-semana, de um momento vibrante e transformador com o lançamento oficial do Torneio “Chapo Chapo”, dirigido pelo Ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse.
O evento reuniu dezenas de jovens, atletas e entusiastas do desporto, marcando o início de uma iniciativa que promete impulsionar talentos e promover a inclusão social.
Com energia contagiante e uma forte mensagem de encorajamento, Manasse destacou o desporto como ferramenta estratégica para a união, disciplina e criação de oportunidades para a juventude.
“O Torneio Chapo Chapo é mais do que competição, é uma plataforma de sonhos, onde jovens podem revelar o seu potencial e construir um futuro melhor”, afirmou.
A iniciativa insere-se nos esforços contínuos do Governo de Daniel Chapo para massificar o desporto, incentivar estilos de vida saudáveis e criar espaços de integração juvenil, especialmente nas comunidades locais.
O arranque do torneio foi marcado por partidas emocionantes e um ambiente de festa, simbolizando não apenas o início de uma competição, mas o reforço do compromisso com uma juventude mais activa, participativa e protagonista do desenvolvimento do país.
O torneio “Chapo Chapo” já foi lançado nas províncias de Tete, Sofala, Maputo província e cidade de Maputo, para além de Inhambane. A iniciativa visa abranger cerca de 40.000 jovens em todo o país e envolve atletas locais e é estruturado com fases distritais, regionais e provinciais, como o caso de Inhambane, que envolve 250 equipas.
A Assembleia da República iniciou, nesta segunda-feira, em plenário, a apreciação da Informação da Comissão de Petições, Queixas e Reclamações (8ª Comissão), um documento que espelha o trabalho desenvolvido por aquele grupo de especialidade de Fevereiro a Março de 2026 em todo o território moçambicano.
Durante o período em análise, a 8ª comissão recebeu um total de 185 petições em todo o território moçambicano. Deste número, 59 são novas e 126 correspondem a processos em acompanhamento.
De acordo com o presidente daquela Comissão, Valter Mabjaia, a região Sul do País lidera o número de petições submetidas à Assembleia da República, com um total de 111 registos, enquanto as regiões Norte e Centro contribuíram, cada uma, com 37 petições.
“Estes dados reflectem a contínua confiança que os cidadãos têm para com a Assembleia da República, considerando-a a última instância na salvaguarda dos seus direitos”, disse Mabjaia, explicando que a Constituição da República de Moçambique, no seu artigo 79, consagra o direito de petição, permitindo que qualquer cidadão, de forma individual ou colectiva, apresente à Assembleia da República as suas preocupações sob a forma de petições, queixas ou reclamações.
Segundo explica, este direito é regulamentado pelo Regimento da Assembleia da República, nomeadamente pela alínea c) do nº 1 do artigo 92 da Lei nº 17/2013, de 12 de Agosto, conjugado com o artigo 21 da Lei nº 26/2014, de 23 de Setembro, que disciplina a apresentação de petições, queixas e reclamações perante a autoridade competente.
Mabjaia esclarece ainda que estes dispositivos legais estabelecem que, durante cada Sessão Ordinária, a Comissão deve informar o Plenário sobre as petições analisadas e o tratamento dado a cada caso”.
“A 8ª Comissão, no cumprimento do seu plano de actividades para 2026, procedeu à triagem e análise preliminar das petições recebidas, incluindo os casos de acompanhamento transitados da II Sessão Ordinária para a actual III Sessão, ambas inseridas na X Legislatura”, disse.
Segundo explica, na sequência das audições realizadas, foram identificados diversos casos relacionados com a Administração da Justiça. Assim, ao abrigo do nº 6 do artigo 16 da Lei nº 26/2014, de 23 de Setembro, a Comissão propôs ao Plenário o envio de um ofício ao Procurador-Geral da República, solicitando informações detalhadas sobre 20 petições, queixas e reclamações específicas.
O presidente da 8ª Comissão disse, ainda, que em observância ao artigo 14 da Lei n.º 26/2014, de 23 de Setembro, a 8.ª Comissão propôs o indeferimento de quatro (4) petições, queixas e clamações, por se verificar que as pretensões apresentadas são ilegais; colocam em causa decisões judiciais; questionam actos administrativos insusceptíveis de recurso; carecem de fundamentação; e os respectivos prazos legais já se encontram prescritos.
O deputado Mabjaia explicou, igualmente, que a Comissão de Petições, Queixas e Reclamações, após a análise de oito petições, queixas e reclamações, propõe ao Plenário da Assembleia da República o encerramento dos processos, por já terem tido desfecho.
Esta informação deverá ser aprovada pelo plenário da Assembleia da República ainda nesta III sessão ordinária por via de um projecto de resolução.
As autoridades migratórias da província de Manica fizeram o balanço do quadra pascal, no fim-de-semana e dizem que os dados apresentados apontam para mais de 13 mil pessoas que atravessaram a fronteira de Machipanda.
A maior parte são cidadãos zimbabweanos que escalaram o território moçambicano para a celebração cristã que marca a ressurreição de Cristo.
As autoridades migratórias em Manica avançam que a Fronteira de Machipanda registou um movimento incomum de cidadãos zimbabweanos que atravessaram para Moçambique a fim de celebrar a Páscoa.
De regresso ao seu país, Zimbabwe encontramos na fronteira de Machipanda encontramos Theresa Sabeta que diz que celebrar a páscoa em Moçambique foi para si uma maravilha.
“A Páscoa foi boa, porque não tivemos registo de qualquer incidente”, disse.
Já Patiente Joshua teve a celebração cristã no Zimbabwe, mas aproveitou o período para visitar familiares em Moçambique.
“Vou visitar minha irmã, que se casou lá [em Moçambique]. Vou visitá-la. Minha mãe diz que está com saudades da sua caçula. É para lá onde vamos”, disse.
Estes fazem parte dos mais de 13 mil cidadãos que usaram o principal ponto de travessia de e para o Zimbabwe. O porta-voz da direcção provincial de Migração de Manica considera já um balanço positivo uma vez que a meta esperada é de 14 mil cidadãos a passar da fronteira de Machipanda.
“De dia 30 de março até ao dia 5, portanto ontem, a Direcção Provincial, através dos seus postos, registrou um total de 13.290 e quatro passageiros, dentre estes, entrados e saídos e a maioria desse número, isto é, pouco mais de 90% é através do posto de travessia de Machipanda”, disse Abílio Mate.
Mate avança que não foram apenas cristãos que entraram e saíram de Moçambique. “Dizer que deste número, pouco mais de 2 mil foram passageiros turísticos, turistas que pretendiam desfrutar das nossas praias ao longo das províncias do nosso país”, disse.
Comparativamente ao ano passado, houve aumento do movimento migratório na fronteira de Machipanda, na ordem de 20%.
Duas pessoas morreram na manhã desta segunda-feira nos arredores da cidade da Matola, província de Maputo, após a viatura em que seguiam ter sido alvo de uma emboscada armada protagonizada por indivíduos que se faziam transportar em pelo menos duas outras viaturas.
O crime ocorreu poucos minutos antes das 6 horas, surpreendendo moradores da zona, que relatam momentos de pânico causados por intensos disparos. Segundo testemunhas, os tiros prolongaram-se por cerca de 15 minutos.
“Os disparos começaram de repente e foram muitos. Contámos mais de 20 tiros contra aquela viatura”, relatou um residente, acrescentando que o barulho acordou praticamente todo o bairro.
Uma das vítimas seria conhecida na comunidade. De acordo com José Emílio, residente local, o homem já teria trabalhado como vendedor no mercado de Matavele.
“Ele trabalhava, antigamente vendia roupas aqui no mercado. Não sabemos se tinha outra actividade além disso”, afirmou.
Testemunhas dizem que, após a primeira sequência de disparos, houve ainda movimentações suspeitas no local. Alguns moradores acreditam que uma das vítimas possa ter tentado fugir, sem sucesso.
“Parecia que alguém ainda tentou sair, mas não conseguiu. Depois vimos que já estavam caídos e com muito sangue”, descreveu outro residente.
O pânico tomou conta da população, que evitou aproximar-se da viatura durante o tiroteio por receio de ser atingida por balas perdidas.
“Ficámos assustados e tentámos fugir. Ninguém podia aproximar-se por causa dos tiros. Só depois é que nos aproximámos e vimos que já estavam mortos”, contou Orlando Afonso.
Até ao momento, não são conhecidas as motivações do crime, nem a identidade dos autores. Também não há confirmação oficial sobre o perfil das vítimas ou possíveis ligações a actividades ilícitas.
Dados recentes apontam para um aumento de crimes violentos em zonas urbanas da província de Maputo, com registo de assaltos à mão armada e execuções em circunstâncias ainda por esclarecer, o que tem gerado preocupação entre os residentes.
A Polícia da República de Moçambique ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas fontes locais indicam que diligências estão em curso para identificar os responsáveis e esclarecer as circunstâncias do ataque.
O incidente reacende o debate sobre segurança pública na Matola, uma das cidades mais populosas do país, onde moradores exigem maior presença policial e medidas eficazes para travar a criminalidade.
A Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM) remarcou para esta terça-feira, 7 de Abril, a disputa dos jogos das meias-finais do torneio de abertura em futebol, denominado Liga Jogabets. A marcação acontece depois de dois adiamentos e, desta vez, vai-se jogar no campo do Costa do Sol, a partir das 13h00.
Depois de dois adiamentos, primeiro devido a chuvas intensas na capital do País, e depois devido a Data-FIFA, que envolvia selecções nacionais, algumas delas com jogadores que actuam nos clubes de Maputo, com destaque para o Costa do Sol, desta vez os dois jogos das meias-finais da Liga Jogabets vão, mesmo, acontecer.
O adiamento dos jogos das meias-finais a 28 de Março, deveu-se ao facto dos “canarinhos” terem ficado desprovidos de três jogadores que representaram as suas selecções nacionais, nomeadamente Abdoul Karim, internacional do Burundi, Nelson Laomie, da Libéria, e Richard Mbulu, do Malawi.
A Black Bulls e o Ferroviário de Maputo também têm jogadores internacionais nos seus plantéis, mas sem nenhuma informação de terem sido convocados para as suas selecções.
Aliás, a Black Bulls mostrou-se indignada, na altura, com o adiamento dos jogos, alegando quebrar o ritmo dos jogadores, depois de um mês intenso de jogos, disputados entre quarta, quinta, sábado e domingo.
Assim, para as meias-finais marcadas para esta terça-feira, no campo do Costa do Sol, o Ferroviário de Maputo vai defrontar a Liga Desportiva de Maputo pelas 13h00, a abrir a final four, enquanto a turma da casa terá frente a Black Bulls, naquela que é considerada a final antecipada da prova, a partir das 15h00.
Recorde-se que a Liga Desportiva de Maputo terminou em primeiro lugar da Série A, com 13 pontos, à frente da Black Bulls, que terminou com 10 pontos. Na Série B, foi o Costa do Sol a terminar na frente, com 10 pontos, enquanto o Ferroviário de Maputo foi o segundo com nove pontos.
A final da competição foi marcada para o dia 11 de Abril, com os vencedores das meias-finais a defrontarem-se quando forem 15h00, mas com os semifinalistas vencidos a jogarem entre si a partir das 13h00.
Em caso de empates nos jogos das meias-finais e da final, bem como de atribuição do terceiro lugar, durante o período regulamentar, ou seja, nos 90 minutos, a Associação de Futebol da Cidade de Maputo informa que as equipas vão logo à disputa das grandes penalidades para se encontrar o vencedor.
O Ferroviário de Maputo é o actual vencedor da competição, conquistado no ano passado após derrotar na final o Maxaquene.
Pelo menos 18 mil casos de Violência Baseada no Gênero foram registados no ano passado, no país. Cerca de 80 por cento foram de Violência contra mulheres, onde pelo menos 40 casos foram de homicídios. O Governo lançou hoje, a Campanha Nacional de Combate à Violência Baseada no Gênero e Feminicídio.
Paula, jovem de 18 anos, foi vítima de violência sexual perpetrada por 5 homens e, logo a seguir, foi asfixiada até à morte.
Dados do Ministério do Trabalho, Gênero e Acção Social apontam que “ em 2025 foram reportados 18.365 casos de violência baseada no gênero, dos quais aproximadamente 79,9% tiveram como vítimas mulheres e raparigas.Importa igualmente destacar o registro de 40 casos de homicídio de mulheres, estamos a recorrer a termos que a nossa legislação prevê, mas na verdade são 40 casos de feminicídio, evidenciando a persistência das formas mais extremas desta violência. Esses números não são apenas estatísticas como nos referenciamos anteriormente, representam vidas, representam histórias e futuros comprometidos”, explicou Abdul Razaque, secretário de Estado do Gênero e Acção Social.
Paula faz parte das estatísticas e a sua família exige justiça.
Porque casos como estes têm sido recorrentes, o Secretário de Estado de Gênero e Acção Social fala da necessidade de reforçar as medidas de responsabilização e de combate à impunidade.
Uma das medidas para reduzir o índice de violência contra as mulheres é por meio da Campanha Nacional de Combate à Violência Baseada no Gênero e Feminicídio lançada, esta segunda-feira.
“ Neste quadro, prosseguiremos com o fortalecimento e a expansão dos serviços de apoio através de múltiplas portas de entradas institucionais, com destaque para os centros de atendimento integrado, os CAIS,os gabinetes de atendimento à família e menores,) nas esquadras policiais e nas unidades sanitárias,garantindo, assim, uma resposta acessível, integrada e humanizada. Reconhecemos e valorizamos o papel incontornável das organizações da sociedade civil e das estruturas comunitárias que constituem a primeira linha de prevenção, identificação e encaminhamento de casos, funcionando como elo essencial entre as comunidades e os serviços do Estado.No plano institucional, estamos igualmente empenhados no reforço do quadro legal, incluindo a revisão da legislação vigente, com vista a assegurar uma resposta mais robusta, atualizada e ajustada à complexidade deste fenômeno. ”
O Secretário de Estado de Gênero e Acção Social defende, igualmente, a revisão da Lei 29/2009 de 29 de Setembro, sobre a violência contra a mulher e a melhoria do financiamento.
O Arsenal viaja até Lisboa para defrontar o Sporting CP no jogo da primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Champions League, na terça-feira, dia 7 de Abril. No mesmo dia, o Real Madrid recebe o Bayern, na eliminatória considerada a final antecipada.
Sporting e Arsenal podem sentir-se confiantes para este confronto, no qual o avançado do Arsenal, Viktor Gyökeres, regressará a Alvalade para defrontar o clube onde marcou 97 golos em 102 jogos oficiais entre 2023 e 2025, antes de se transferir para o norte de Londres.
Os Gunners estão invictos nas competições europeias frente ao Sporting CP, tendo vencido dois jogos e empatado outros três, e a vitória por 5-1 em Lisboa, na Jornada 5 da Champions League de 2024/25, oferece uma amostra do seu poderio ofensivo sob o comando de Mikel Arteta.
No entanto, o único confronto a duas mãos entre as equipas terminou com a formação portuguesa a avançar nos penáltis nos oitavos-de-final da Liga Europa de 2022/23.
De facto, os Leões venceram nove dos seus dez confrontos anteriores a duas mãos em competições da UEFA contra equipas inglesas, com a única derrota a ocorrer no único confronto a duas mãos na Taça dos Campeões Europeus/Champions League, frente ao Manchester City em 2021/22.
O resultado seguiu um padrão para os clubes portugueses nesta fase, uma vez que perderam todos os nove confrontos dos quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus/Champions League contra adversários da Premier League.
O Sporting, equipa onde milita o internacional moçambicano Geny Catamo, pretende tornar-se na primeira equipa portuguesa a vencer um confronto dos quartos-de-final da Champions League desde o Porto de 2003/04, que acabou por erguer o troféu. O prémio geral estará, sem dúvida, também na mente do Arsenal, que procura o tão desejado primeiro triunfo nesta competição.
Na antevisão a este jogo, Rui Borges, treinador do Sporting, disse tratar-se de continuar a sonhar e a acreditar no que a equipa pode alcançar, independentemente do adversário.
“Vencemos uma equipa [Bodø/Glimt nos oitavos de-final] que nos derrotou por 3-0 e conseguimos cinco vitórias consecutivas contra equipas que eram candidatas ao título. Estamos entre as oito melhores equipas da Europa tal como aconteceu na fase de liga”, disse
Já Iván Fresneda, defesa do Sporting, disse não ter palavras para descrever a equipa. “Ficámos tristes com a dura derrota no jogo da primeira mão contra o Bodø/Glimt, mas nunca deixámos de acreditar e merecemos mesmo o apuramento. Demonstrámos o verdadeiro valor do Sporting. Até onde podemos chegar na UEFA Champions League? Veremos. O confronto frente ao Arsenal será difícil”, frisou.
Do lado dos Gunners, Mikel Arteta disse ser um jogo completamente diferente da época passada, quando o Arsenal venceu o Sporting CP por 5-1 na fase de liga. “Vi a primeira parte do jogo deles [contra o Bodø/Glimt] e é uma equipa de topo. Vai ser muito difícil”, disse.
Por seu turno, Declan Rice, médio do Arsenal, considera ser uma fase mais difícil, sta na competição, até porque “estamos a jogar contra as melhores equipas, a chegar à ponta final da competição e vai ser muito difícil. Esperamos uma equipa que virá para cima com tudo, com um jogo muito agressivo, por isso estaremos preparados para qualquer desafio”.
Santiago Bernabéu vai acolher a chamada “final antecipada”
Nenhuma outra dupla se defrontou tantas vezes em competições de clubes da UEFA, e este 29º encontro entre Real Madrid e Bayern oferece tantos pontos de interesse como qualquer um dos anteriores.
O Real Madrid tem levado a melhor nos confrontos directos recentes, avançando nas últimas quatro eliminatórias a duas mãos entre ambas as equipas, sendo que está invicto nos seus últimos nove jogos em competições da UEFA frente ao Bayern, tendo somado sete vitórias e dois empates.
Nesta fase da prova, os bons presságios são especialmente fortes para os comandados de Álvaro Arbeloa – venceram todos os três confrontos anteriores dos quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus/Champions League ante o adversário alemão. A implacável vitória dos Merengues sobre o Manchester City nos oitavos-de-final só serve para aumentar ainda mais a sua confiança.
A proximidade dos confrontos, no entanto, oferece maior esperança ao Bayern, uma vez que poucas equipas conseguem igualar as suas conquistas na presente edição da prova. Nenhuma equipa supera as suas nove vitórias em dez jogos, enquanto apenas o Paris Saint-Germain (que disputou mais dois jogos) marcou mais golos do que os 32 do Bayern até ao momento.
Dez desses golos foram marcados em duas partidas prolíficas contra a Atalanta nos oitavos-de-final, provando que os comandados de Vincent Kompany são difíceis de travar.
Real e Bayern somam 46 presenças nos quartos-de-final na era da Champions League, sendo que a fase decisiva da principal competição de clubes da Europa não é estranha para nenhum dos dois clubes.
Contudo, só um pode chegar às meias-finais – quem ficará em vantagem na capital espanhola?
Álvaro Arbeloa, treinador do Real Madrid, assume que no balneário merengue não se pensa na possibilidade de não passar a eliminatória e que só há um cenário possível: “vencer o Bayern e passar às meias-finais”.
Arbeloa elogia o Bayern de Munique, equipas que considera “incrível” e que “está a ter uma época notável, por isso temos muito respeito por ele”. Além disso, para Arbeloa, o Bayern “é a equipa mais consistente da Europa neste momento, pelo facto de ser muito completa graças às qualidades dos seus jogadores: destemidos, agressivos, muito focados defensivamente. E ainda há Harry Kane, um avançado incrível”.
Por seu turno, Vincent Kompany, treinador do Bayern, considera que “qualquer clube adoraria jogos como estes. Penso que temos um bom nível de respeito pelo Real Madrid; compreendemos que tipo de clube é”.
No entanto, segundo disse, “precisamos de ter a nossa própria confiança. Como adepto neutro assistiria com interesse a este jogo”.
Os dois jogos tem início quando forem 21h00 de Moçambique.
Avançado do Real Madrid falou da luta contra o racismo após um episódio marcante que envolveu Lamine Yamal. Vinícius Júnior foi questionado sobre os cânticos de adeptos espanhóis no jogo de Espanha com o Egipto.
“Quem não salta é muçulmano”, cantaram milhares de pessoas, num jogo em que Lamine Yamal, que segue a religião muçulmana, estava em campo. O avançado do Real Madrid apelou a que todos se juntem na luta contra o racismo.
“É sempre um tema complicado de abordar. Seguimos nesta luta, é importante que Lamine também fale, de modo a ajudar todos porque nós somos famosos, temos dinheiro, mas os pobres, os negros que estão por todo o lado, têm uma vida mais difícil, e nós, jogadores, podemos fazer muito. Não digo que Espanha, Alemanha ou Portugal sejam países racistas, mas há racistas nesses países, no Brasil também, é assim mesmo. Se continuarmos essa luta juntos no futuro, os novos jogadores poderão evitar estas situações e sobretudo todas as pessoas também”, disse esta segunda-feira, em conferência de imprensa.
Entre os muitos temas abordados um dia antes do duelo com o Bayern na 1.º mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, Vini, que tem contrato com o Real até 2027, expressou o desejo de renovar o vínculo.
“Espero poder ficar muitos anos. Sabemos o que todos queremos e, no momento certo, faremos a renovação. Estou feliz aqui e quero ficar aqui muitos anos”, atirou.
Vinícius Júnior ainda foi interpelado a abordar as diferentes relações que estabeleceu com Xabi Alonso e com Arbeloa, depois de o antigo treinador do Bayer Leverkusen ter sido despedido em Janeiro.

| Cookie | Duração | Descrição |
|---|---|---|
| cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
| cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
| cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
| cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
| cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
| viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |