O País – A verdade como notícia

Mesa da Assembleia-Geral já prepara processo eleitoral na FMB

Foto: O País

Já está em curso a preparação do processo eleitoral na Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), depois da renúncia, no passado dia 10 de Agosto, ao cargo de presidente da agremiação por parte de Roque Sebastião.

O presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Francisco Mabjaia, reuniu esta segunda-feira com o elenco demissionário da FMB para abordar os passos subsequentes para a convocação das eleições no organismo que gere a modalidade da bola ao cesto no país.

Segundo apurou “O País” de fonte da FMB, Roque Sebastião informou, oficialmente, há uma semana ao presidente da Mesa da Assembleia-Geral sobre a sua intenção de deixar a presidência da agremiação.

Sebastião seguiu, desta forma, os estatutos da Federação Moçambicana de Basquetebol que preveem, no seu artigo sexto, que em caso de renúncia o presidente de direcção-executiva deve comunicar ao presidente da Mesa da Assembleia-Geral sobre a sua intenção.

O presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Francisco Mabjaia, irá comunicar, depois, às associações provinciais de basquetebol assim como a Comissão de Gestão de Basquetebol da Cidade de Maputo sobre a necessidade de se convocar a reunião magna extraordinária para se preencher a vacatura deixada por Roque Sebastião.

Lembre-se que a mesa da assembleia-geral é composta por um presidente, vice-presidente e um secretário, sendo que o artigo vigésimo sétimo clarifica que, faltando numa assembleia-geral o respectivo presidente, o vice-presidente e o secretário-geral, os trabalhos deverão ser dirigidos por um delegado eleito pelos sócios (associados, entenda-se) presentes.

Roque Sebastião renunciou ao cargo de presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol cinco dias depois do Campeonato Africano de Basquetebol sénior feminino, prova na qual a selecção nacional ocupou a 5ª posição, falhando, desta forma, os objectivos que passavam por ficar entre os dois primeiros lugares.

Roque Sebastião bateu com a porta na sequência das interferências da Secretaria de Estado do Desporto na FMB, particularmente, no processo de gestão dos fundos alocados pela TotalEnergies para o patrocínio da selecção sénior feminina de basquetebol.

A gestão pelo Fundo de Promoção Desportiva do valor global de 18,5 milhões de Meticais previstos no acordo com a TotalEnergies, e não pela Federação Moçambicana de Basquetebol, entidade que tutela a modalidade da bola ao cesto no país, nunca chegou a ser consensual com o Governo a ter excessivo protagonismo e a limitar a FMB.

“Passei um pouco mal e, para não continuar a ter estas situações que já preocupam a minha família, vou anunciar que coloco o meu cargo à disposição para o bem do Desporto, da modalidade e para o bem da minha saúde”, desabafou,Roque Sebastião, em conferência de imprensa explicativa sobre o processo de participação de Moçambique no “Afrobasket” e acordo entre a Secretaria de Estado do Desporto e TotalEnergies.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos