O País – A verdade como notícia

Reinildo e Mexer vão deixar França

Fotos: Ligue 1

Os dois jogadores terão destinos diferentes nas suas carreiras, com Reinildo a ir mandar na Espanha e Mexer a ir mexer na Turquia. Com o mercado de transferência terminado à meia-noite desta segunda-feira, ainda nada havia em concreto, mas já se sabe que ambos não permanecem na França.

É um dado adquirido que os dois jogadores moçambicanos a actuarem na França não vão continuar nas respectivas equipas, sendo certo a saída para outras colectividades. Até ao fecho da edição desta segunda-feira do jornal “O País”, ainda não era claro qual o passo a ser seguido e o período, sendo que um estaria na rota de seguir para Espanha, e outro para Turquia.

Depois de ter realizado e passado nos testes médicos no Atlético Madrid, Reinildo Mandava é esperado a qualquer altura na capital espanhola, num negócio nada fácil para as três partes. É que o campeão espanhol quer pagar dois milhões de euros pelo jogadores, mas o Lille quer receber quatro milhões de euros.

O facto é que o campeão francês gastou três milhões de Euros para contratar o lateral esquerdo ao Belenenses SAD e, agora, já melhor valorizado, quer receber mais pelo jogador.

O Atlético Madrid faz jogo de cintura e quer somente pagar dois milhões de euros, na perspectiva de, em caso do Lille não concordar, esperar até ao final da época, altura em que termina o contrato entre o campeão francês e o jogador, este sair a custo zero.

Entretanto, a saída da França para Espanha agrada ao internacional moçambicano que espera apenas pela decisão das duas colectividades nas negociações que vêm decorrendo desde finais do ano passado.

A saída do atleta já na reabertura do mercado seria, ainda assim, uma espécie de dois em um: o Lille receberia algum dinheiro pela transferência, uma vez que o lateral termina contrato em Junho, e Simeone ganharia um lateral que tem impressionado nas exibições e nas estatísticas defensivas.

No Atlético Madrid, Reinildo Mandava teria a concorrência de Renan Lodi, único jogador disponível na posição, com Diego Simeone a utilizar com frequência Mário Hermoso na lateral esquerda, ou o belga Ferreira Carrasco quando joga em 3x4x3.

Para já, Reinildo já realizou exames médicos e assinou contrato com o Atlético Madrid até 2026, numa acção de antecipação do clube espanhol perante concorrência de clubes de Portugal, Inglaterra, Alemanha e França.

 

MEXER PODE RUMAR PARA TURQUIA

Outro moçambicano na França é Edson Sitoe, ou simplesmente Mexer, que actua no Bordéus. O jogador é cobiçado pelo Fatih Karagümrük da Turquia, que queria o central moçambicano por empréstimo até ao final da época, mas o jogador do Girondins mostrou-se, numa primeira fase, relutante com a situação.

A hipótese de uma saída de Edson Mexer para Fatih Karagümrük não pode mais ser totalmente descartada. Embora tenha informado aos seus dirigentes que não queria comprometer-se com o clube turco por empréstimo de seis meses, por falta de visibilidade, o internacional moçambicano pode, finalmente, mudar de ideia e seguir para Turquia.

O central não faz parte dos planos do seu técnico, Vladimir Petkovic, para a segunda metade da temporada. Mexer não esteve presente no treino de sábado, o que já pressupõe ter aceitado a proposta dos turcos para ganhar mais rodagem, o que não acontece com frequência no Bordéus.

Mexer Sitoe, que saiu de Maputo pela porta do Desportivo Maputo para representar o Sporting de Portugal, não chegou a singrar no campeão português, tendo sido emprestado ao Olhanense, antes de ser vendido ao Nacional.

De Portugal rumou para França, onde representou o Rennes, de 2014/15 até 2019/20, quando se transferiu para o Bordéus, pouco depois de ter conquistado a Taça da França.

Nesta temporada, Mexer já disputou 17 jogos pelo Bordéus, sendo 16 deles para a Ligue 1, dos quais 15 a titular, para além de um jogo a titular na Taça da França. Mexer tem um golo apontado pelos Girondinos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos