O País – A verdade como notícia

Moçambique e África do Sul dizem que fim do DDR abre espaço para maior cooperação

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e a vice-ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul consideram que o fim do processo DDR vai criar um ambiente ainda mais favorável para a cooperação mútua nos diversos domínios.

Depois de uma reunião a portas fechadas, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e a vice-ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul dirigiram uma reunião de avaliação da terceira sessão da comissão binacional, criada com o objectivo de facilitar e analisar acordos entre as duas nações.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Gonçalves, disse que o fim do processo DRR abre espaço para mais cooperação entre os dois países.

“A nossa reunião tem lugar num momento histórico do nosso país, pois, no dia 15 de Junho de 2023, testemunhámos o encerramento da última base da Renamo em Vunduzi, marcando o fim do processo de desarmamento e desmobilização daquela formação política. Estamos certos de que a paz e a estabilidade efectivas em Moçambique vão contribuir para o reforço da cooperação entre os dois países, sobretudo na vertente política e comercial”, disse José Gonçalves.

A vice-ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África Do Sul, Mashego Dlamini, concordou e reafirma a disponibilidade dos países em cooperar em matérias de interesse mútuo.

“Nós estamos testemunhar, novamente o sucesso do silêncio de armas. Estou muito optimista, caro ministro, de que seremos capazes de usar a nossa resiliência natural e ligação histórica para impulsionar as nossas relações bilaterais de modo a crescerem mais. Reiteramos o nosso compromisso e apoio para materializar e persuadir a resolução pacífica dos conflitos”, disse.

A reunião de avaliação intermédia da terceira sessão da comissão binacional Moçambique-África do Sul decorreu esta quarta-feira, na Cidade de Maputo. Delegações dos dois países discutiram cooperação na área política, económica e social.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos