O País – A verdade como notícia

Luís Gonçalves, ex-seleccionador nacional: “Genny está a mostrar o que já augurávamos”

Foto: O País

Tarde de 10 de Setembro de 2019. Estádio Nacional do Zimpeto, ou melhor, adeptos dos Mambas com os nervos à flor da pele. Para tanto, pesava o facto de as feridas causadas pela frustrante e desgastante campanha dos Mambas para o CAN Egipto 2019, além de maus resultados na luta pelo acesso ao CAN Interno, não estarem saradas. Com alguns soluços, os Mambas sofriam para desatar o “nó” e resolver, logo, a eliminatória diante das Ilhas Maurícias para assegurarem a presença na fase de qualificação para o Mundial Qatar 2022.

Com olhos de lince, e augurando um futuro promissor, Luís Gonçalves olhou para o banco e sinalizou para que Genny Catamo fosse lançado. Aposta acertada, até porque o génio de Genny deu cartas e, aos 74’, cobrou com categoria uma grande penalidade, assinando o 2-0 a favor dos Mambas. Luís Gonçalves, antigo seleccionador nacional, recua no tempo e diz que já havia identificado enormíssimo potencial no extremo.

“Quando apostamos num jovem jogador e lançamos à equipa principal, a selecção nacional, é porque, realmente, reconhecemos o valor, potencial e capacidade. Não é o reconhecimento por parte de quem lidera, o treinador, e neste caso seleccionador nacional, mas também dos seus pares. Quando nós apostamos num jogador, pensamos, naturalmente, que o caminho não é imediato mas sim longo. Há, evidentemente, algumas pedras ao longo deste caminho. Acreditamos, no entanto, que o essencial está lá: a capacidade, a inteligência e muita vontade de vencer, que é um ingrediente para qualquer ser humano que quer singrar em qualquer ramo de actividade. Daquilo que eu conheço, o Genny tem tudo isto. Agora está a mostrar e a provar tudo aquilo que já augurávamos”, notou o agora treinador do Inter de Angola.

Com três golos na pré-época e uma exibição cinco estrelas no duelo com o Villarreal, partida na qual fez uma assistência para o terceiro golo do Sporting, Catamo encantou o treinador Ruben Amorim e os adeptos leoninos. Genny Catamo, garante Luís Gonçalves, tem qualidades para se impor no plantel principal do Sporting.

“Está, agora, a ter oportunidades, também porque as lesões já não o atormentam tanto. Este é um aspecto importante para a carreira de um jogador. Era espectável que o Genny pudesse projectar-se, afirmar-se, e ter uma carreira de sucesso. Estou muito satisfeito pelo facto de o Genny estar a ter esta oportunidade”, observa Luís Gonçalves.

A imprensa portuguesa aponta, nas suas crónicas, que o internacional moçambicano poderá ter a forte concorrência de Esgaio na luta por um lugar no “onze” do Sporting. O que pensa Luís Gonçalves sobre esta possibilidade? “Genny e Esgaio são diferentes. Tudo depende daquilo que Ruben Amorim pretende para o jogo. Tudo depende da evolução e do próprio modelo de jogo. Não podemos esquecer que o modelo de jogo, numa equipa, está em constante evolução e adaptação. Não vejo o Genny Catamo como lateral puro, mesmo nesta forma de jogar do Sporting poderá jogar no lado direito, por exemplo, fazendo todo o corredor”.

Estas são conjecturas de quem conhece as potencialidades de Genny Catamo, internacional moçambicano que, em Setembro de 2020, assinou contrato profissional com o Sporting. Mas acabou por ser emprestado, e hoje tem a oportunidade de voltar a mostrar todas as suas qualidades. “O futuro dirá tudo. Acredito que o Genny vai ter mais oportunidades, finalmente, mas tudo vai depender de quem é o adversário e de que forma o Sporting aborda os jogos. Só o Ruben Amorim poderá responder. Mas é claro que jogadores como Genny poderão afirmar-se”.

Ao longo da sua curta carreira, o talentoso jogador tem sido assolado por muitas lesões. Para Gonçalves, “este é um dos aspectos mais importantes na carreira de um jogador”.

E, no caso particular, diz o treinador, “Genny Catamo é um jogador bastante jovem, que tem sido incomodado por algumas lesões, realmente. Espero, sinceramente, que as lesões não sejam um problema na sua carreira. Espero que consiga ultrapassar esta questão. São questões e aspectos que ninguém pode contornar, mas pode, com melhor conhecimento e bom acompanhamento e rigor, os atletas podem, realmente, ultrapassar estas questões.”

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos