O País – A verdade como notícia

Mambas conhecem amanhã relvado do Stade de l’Amitié

Fotos: LanceMZ/EsfericoMoz

A selecção nacional de futebol reconhece amanhã, à hora do jogo, 21h00 de Maputo, o relvado do estádio que vai acolher o embate de amanhã, quarta-feira, diante do Benim, para a segunda jornada do grupo L da fase de qualificação ao CAN 2023. Ambição em vencer é a palavra de ordem no seio dos jogadores.

Os Mambas já se encontram em Cotonou, capital do Benim, desde o princípio da tarde de hoje, depois de um voo que os levou de Joanesburgo, com escala em Adis Abeba. Na tarde de hoje, Chiquinho Conde liderou um treino voltado à recuperação física dos jogadores depois da viagem. Ora, a selecção nacional vai, apenas, realizar mais um treino em solo beninense, esta terça-feira.

Com todos os jogadores disponíveis para o embate desta quarta-feira, os Mambas vão pisar o relvado do Stade de l’Amitié esta terça-feira, quando forem 21 horas de Maputo, para o reconhecimento.

Espera-se que, nessa sessão de treinos, Chiquinho Conde priorize a finalização, um dos aspectos que falhou no embate diante do Ruanda, onde os Mambas tiveram várias oportunidades de marcar, sem sucesso, principalmente através de Witi, Geny Catamo e Ratifo. Aliás, a finalização foi muito ensaiada no último treino em solo sul-africano, na manhã de domingo passado, dia da partida para Cotonou.

Mas também há que trabalhar os aspectos defensivos para evitar dessabores iguais aos que ditaram o golo do Ruanda, onde houve muita falta de comunicação e precipitações.

 

JOGADORES FOCADOS NA VITÓRIA E NA QUALIFICAÇÃO

O ambiente no balneário continua forte, com os jogadores focados nos objectivos traçados para estas duas jornadas de arranque da fase de qualificação ao CAN da Costa do Marfim, em 2023.

Kambala considerou que, apesar do empate diante do Ruanda, o foco agora é o embate diante do Benim. “Apesar do empate a uma bola com o Ruanda, estamos felizes pela maneira como encarámos o jogo. Pretendemos melhorar alguns aspectos no jogo com o Benim. Temos que fazer golos e defender melhor, evitar o erro que cometemos no golo sofrido em Joanesburgo”, disse Kambala citado pelo jornal electrónico Lance.

Aliás, para o médio moçambicano que jogou a titular diante do Ruanda, o empate acabou por ser um resultado consolador, afinal “queríamos os três pontos e não os conseguimos.” Entretanto, “é algo que fica para o passado do qual temos que tirar ilações positivas e procurar fazer o melhor diante do Benim”.

Kito, outro jogador que foi titular na passada quinta-feira e jogou ao lado de Kambala, destaca a seriedade com que os jogadores estão empenhados nesta operação. “A coisa começou a ficar séria desde o primeiro dia de estágio, mais séria ainda fica depois deste último treino em Joanesburgo”, disse ao Lance, tendo acrescentado que “vamos ter que fazer de tudo para contrariar o resultado do primeiro jogo, que não foi agradável, mas também nos faltou um pouco de sorte”, referindo-se ao facto de os Mambas terem sido superiores em quase todos os aspectos.

O médio ofensivo do Ferroviário de Maputo e da selecção nacional diz, ainda, que apesar do empate, o grupo continua forte e focado. “Estamos mais fortes ainda, mais unidos para conseguirmos vencer. Vimos o jogo do Benim, que perdeu com uma equipa forte, mas é uma equipa que joga muito bem, tem muita qualidade e vamos ter que trabalhar forte para podermos sair de Cotonou com um bom resultado”, assegura Kito, que espera voltar a merecer a confiança de Chiquinho Conde esta quarta-feira.

 

RUANDA RECEBE SENEGAL ESTA TERÇA-FEIRA

Ruanda e Senegal abrem a segunda jornada do grupo L de qualificação ao CAN 2023 esta terça-feira, em Kigali. Será o segundo embate entre as duas selecções, que apenas se tinham cruzado num amigável em 2016, com a vitória a sorrir para o lado senegalês por duas bolas sem resposta.

Nessa partida, o factor casa poderá ter um papel decisivo, pois o Senegal tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante. No entanto, mesmo jogando em casa, o Ruanda não terá vida fácil diante do campeão africano em título, que vai motivado depois da vitória frente ao Benim na jornada inaugural.

O Ruanda apresenta-se quase consistente, tanto dentro como fora de portas. Nas últimas 30 partidas, os Amavubis registram 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas como visitantes, com 15 golos marcados e 15 sofridos, contra 4 vitórias, 7 empates e 4 derrotas em casa, com 19 golos marcados e 11 sofridos.

O empate diante dos Mambas acabou por ser um resultado positivo para Ruanda, tendo em conta que jogava fora de portas e, para este jogo, vai procurar vencer o Senegal ou voltar a empatar para não ficar atrás na disputa pela qualificação.

Já o Senegal, que nas últimas 30 partidas não perdeu nenhum em casa, tem sido irregular fora de portas, tendo somado 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, com um total de 21 golos marcados e 12 sofridos.

Ainda assim, mostra-se favorita a somar os três pontos, conduzidos pelo experiente e moralizado Sadio Mané, e chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações, onde vai defender o título conquistado nos Camarões.

O embate entre Ruanda e Senegal tem lugar esta terça-feira, às 21h00 de Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos