Salah foi excepcional e, antes dos prémios da CAF, a diferença entre ele e os outros dois concorrentes – Sadio Mane e Pierre-Emerick Aubameyang – era ampla. O vencedor assume a coroa do argelino Riyad Mahrez, jogador do Leicester da Inglaterra, que venceu o “gong” no início de 2016 em Abuja, na Nigéria. A façanha invejável do egípcio no último ano esteve sempre fresca nas mentes dos eleitores quando emitiram seus votos para o Prémio 2017 Aiteo CAF Footballer of the Year. Mohamed Salah teve no prémio anunciado esta quinta-feira no Centro Internacional de Conferências, Acra, a coroação de uma época fabulosa. O atirador de Liverpool torna-se no segundo egípcio, depois de Mahmoud El Khatib, a vencer o Premio de Melhor Futebolista Africano do ano.
Razões pelas quais Salah foi coroado futebolista africano do ano
1. Salah é creditado para a qualificação do Egipto ao Mundial da Rússia. Ele marcou 5 golos em 2018, durante o processo de qualificação, incluindo dois no último jogo contra o Congo. Em comparação com seus concorrentes, Mane fazia parte de uma equipa completa do Senegal, apesar de ser o homem-estrela dos “Leões de Taranga”, enquanto Pierre-Emerick Aubameyang e Gabão não conseguiram se qualificar para a Copa do Mundo da FIFA 2018.
2. Uma outra coisa foi que, Salah marcou golos mais importantes em 2017 do que seus dois concorrentes para o Futebolista do Ano da CAF.
3. Superou Sadio Mane no Liverpool. O senegalês estava a emergir como o homem-estrela em Anfield, seguindo a incerteza sobre o futuro de Philippe Coutinho com o clube, mas seu colega Africano Salah o “espancou” com uma forma consistente de marcar golos, ganhando os elogios da maioria dos amantes do clube. Isso entrou em jogo ao avaliar o desempenho dos dois jogadores durante a votação do futebolista africano do ano de 2017. Salah tem 23 golos a seu nome desde que se juntou ao Liverpool neste Verão e antes das férias de Natal, ele foi o melhor goleador da Premier League.
4. Na rica história do Liverpool, apenas um jogador já havia marcado 23 golos para o clube antes do Ano Novo. Mohamed Salah gravou um recorde do Liverpool depois de marcar o seu 23º golo da temporada antes do Dia de Ano Novo. Essa façanha trouxe Salah para 17 golos nesta campanha da Premier League e 23 em 29 partidas em todas as competições antes do novo ano – igualando um recorde de Liverpool, ele agora compartilha com Roger Hunt.