Até domingo, dia em que termina o mês em curso, deverá chegar ao país o primeiro lote de vacinas contra o novo Coronavírus, proveniente da China. Os grupos prioritários serão os profissionais de saúde que estão na linha da frente de combate à pandemia.
Sem avançar quantidades, a directora nacional adjunta de Saúde Pública, Benigna Matsinhe, anunciou que as primeiras doses das vacinas para o combate da doença deverão chegar no final de Fevereiro.
“Temos já as portas abertas [da China] e no final do mês de Fevereiro vamos ter as primeiras doses”, assegurou a médica.
Após a vacinação dos profissionais de saúde, seguir-se-ão outros profissionais, nomeadamente, militares, polícias até completar a população elegível para a imunização, concluiu Benigna Matsinhe.
Segundo o Ministério da Saúde, o processo de vacinação será de carácter voluntário.
Num outro desenvolvimento, o director de Inquéritos no Instituto Nacional de Saúde, Sérgio Chicumbe, alertou que os coveiros constituem um grupo de risco, pelo que devem seguir cuidadosamente todo o protocolo de higienização e segurança no exercício das suas actividades.