O internacional moçambicano, Genny Catamo, esteve em destaque, domingo, na vitória do Sporting diante do Villarreal, por 3-0, resultado que valeu a conquista do Troféu Cinco Violinos pelos “Leões”.
Lançado ao jogo aos 56′ para o lugar de Esgaio, apontado como seu concorrente, Genny Catamo deu conta do recado, fazendo algumas incursões que criaram desequilíbrios. E, porque está confiante e em boa forma, aos 75’, numa jogada iniciada por Daniel Bragança, fez assistência para o terceiro golo do Sporting na partida.
Os outros golos do clube leonino neste embate foram marcados por Edwards (44′) e Pedro Gonçalves (72′).
Aliás, na sua avaliação à prestação do talentoso jogador, o jornal “A Bola” escreveu “moçambicano Catamo com pormenores a deixar água na boca e uma assistência fantástica”.
A prestigiada publicação portuguesa refere ainda que Genny Catamo é um “presente com excelente embrulho”. E não se fica por aí na análise ao desempenho do internacional moçambicano: “Era um quase um ilustre desconhecido até cerca das 21 horas de ontem mas depois entrou ao estilo de presente para os adeptos, começou a embrulhar adversários, soltou o génio e, após drible cheio de ginga, entregou o terceiro golo ao adversário. O canhoto foi lateral direito e promete mundos e fundos: até ao momento, na pré-época, três golos e uma assistência”, lê-se no sítio da internet.
Citado pela página do Sporting, Ruben Amorim disse que “ganhou a confiança em todos os treinos”. Nesse sentido, Rúben Amorim sublinhou a ideia do passado: “O treinador não escolhe equipas, são eles próprios que escolhem jogar e eu estou aqui para fazer o meu trabalho, que é fazê-los crescer”.
O jogador que esteve cedido ao Marítimo está a ser avaliado, mas foi definido por Rúben Amorim que é para contratar um jogador para o lugar que foi de Porro. O extremo moçambicano tem sido trabalhado a ala direito.
O Sporting CP regressa a casa no dia 12 de Agosto, no primeiro jogo do Campeonato Nacional que disputará frente ao FC Vizela. Antes disso, ainda há jogo de pré-temporada, mas em Inglaterra, no dia 5, diante do Everton FC.
Clésio bisa na goleada do Honka sobre Oulu (4-1)
Tarde, mais uma, de sonho para o internacional moçambicano Clésio Baúque, jogador que evolui no FC Honka da I Liga da Finlândia.
Domingo, em jogo da 17ª jornada da competição, Clésio Baúque assinou o “bis” com tentos marcados aos 26’ e 66’. A prestação de Baúque foi, de resto, determinante para que o Honka alcançasse a sexta vitória na presente temporada.
Aldayir Hernandéz, aos 53’, e Jonathan Muzinga, contribuíram também para esta goleada que coloca o Honka na 6ª posição na tabela classificativa com 23 pontos, numa prova que é liderada pelo SJK com 35.
Clésio Baúque volta a entrar em cena no próximo dia 7 de Agosto, quando a sua equipa medir forças com o Lahti, actual 10º classificado com 15.
Esta temporada, Clésio Baúque já marcou seis golos ao serviço do FC Honka em 17 partidas que a equipa disputou, totalizando, neste momento, 952 minutos.
O internacional moçambicano estreou-se a marcar na 5ª jornada, assinando, aos 29’, um dos tentos da sua equipa na vitória sobre o FC Lahti, por 3-0.
A 22 de Maio, Clésio liderou o Honka para a vitória (3-1) diante do AC Oulu, em desafio inserido na 8ª jornada da I Liga Filandesa de Futebol.
Clésio Baúque começou por fazer uma assistência, aos 31’, para Juan Alegria empatar a partida uma vez que o FC Honka estava em desvantagem desde os 12’.
Já na segunda parte, ou seja, aos 47’, Baúque encheu o pé com a bola a ir parar no fundo das malhas da baliza do Oulu.
Depois, à passagem do minuto 64, o internacional moçambicano concluiu da melhor forma a uma assistência de Mateo Ortiz. A 15 minutos do final da partida, Clésio Baúque foi substituído quando a vitória já estava consumada.