O Governo vai reintroduzir veículos articulados para minimizar o défice de transporte de passageiros nos principais centros urbanos do país.
Segundo o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, numa primeira fase, serão introduzidos 20 autocarros para a Área Metropolitana de Maputo.
Magala avançou este dado, hoje, na abertura do quadragésimo Conselho Coordenador da instituição, que decorre sob o lema: “Transportes, Comunicações e Meteorologia, Promovendo a Economia Digital”.
O anterior lote de veículos articulados, que circulou no país, provinha da Hungria.
Durante o Conselho Coordenador, Mateus Magala anunciou o término da compensação ao transportador, findos seis meses de implementação.
Neste momento, o Governo estuda a nova modalidade de atribuição deste subsídio.
A propósito, o presidente da Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários, Castigo Nhamane, disse, a jornalistas, no Conselho Coordenador do Ministério dos Transportes e Comunicações, que todos os associados esperam pelo subsídio como condição para não subir as tarifas de transporte.
O Conselho Coordenador do Ministério dos Transportes e Comunicações analisa os instrumentos programáticos e reflecte sobre a mobilidade urbana, segurança rodoviária, digitalização, logística, desempenho dos corredores de desenvolvimento e a reestruturação das empresas do Estado no sector.