O País – A verdade como notícia

Novo sistema de abastecimento de água em Marracuene vai beneficiar 8 mil pessoas

Oito mil pessoas passam a ter acesso à água potável, com inauguração, esta quarta-feira, pelo Presidente da República, do Sistema de Abastecimento de Água de Possulane em Marracuene, Província de Maputo.

O Presidente da República, Filipe Nyussi, chegou a Pussulane, no distrito de Marracuene, a meio da manhã desta quarta-feira, para inaugurar o novo sistema de abastecimento de água.  Nyusi foi recebido pelos populares e dirigentes locais para depois receber explicações do funcionamento do sistema de abastecimento de água e, de seguida, cortou a fita, fez uma breve visita ao empreendimento e, por fim, abriu a torneira como sinal de entrada em funcionamento do sistema.

Na ocasião, Nyusi desvalorizou as críticas quanto às inaugurações que tem feito aos sistemas de água. “Pelo que ouvimos, o sistema vai abastecer a mais de oito mil cidadãos imediatamente. Grande é o nosso orgulho, para alguns e um pequeno sistema que não merece a atenção do Chefe de Estado, mas esquecem-se de que são muitos os pequenos sistemas dispersos pelo país onde vivemos em pequenas comunidades, povoações, vilas e mais”, arrebatou Filipe Nyusi.

Neste momento, de acordo com o Presidente da República, há no país 20 milhões de pessoas com acesso à água potável e a meta, segundo o Chefe de Estado, é até 2030, em cumprimento aos objectivos de desenvolvimento sustentável, fazer chegar água a todos os moçambicanos.

“O acesso à água segura e canalizada está progressivamente a deixar de ser privilégio para apenas alguns moradores dos grandes centros urbanos. De 2015 até ao presente, a proporção de moçambicanos nas zonas rurais com acesso à água segura subiu de 38,9% para 56%. Comparando com o passado em 1975, o ano da nossa Independência Nacional, apenas 5% da nossa população tinha acesso à água potável.”

O sistema ora inaugurado vai abranger igualmente as famílias vítimas do deslizamento da lixeira de Hulene, reassentadas em Pussulane, e custou cerca de 22 milhões de Meticais disponibilizados pelo Governo e parceiros de cooperação.

David Young, em representação dos parceiros, disse que os governos da Irlanda do Norte, dos Estados Unidos da América e do Reino Unido trabalham em conjunto com o Governo moçambicano para trazer mais água e melhoria de saneamento do meio.

“Para o programa nacional de água e saneamento do meio rural, através deste programa, o Governo dos Estados Unidos da América, através da USAID, contribui com 20 milhões de dólares para melhorar o acesso à água potável e ao saneamento para mais de um milhão de pessoas em Moçambique”, disse David Young, em representação dos parceiros.

A população de Pussulane considera que, com a água, haverá melhoria na vida socioeconómica das comunidades.

Ernesto Chaúque pronunciou-se em representação da população daquela área residencial do interior do distrito de Marracuene: “o sistema de abastecimento de água aqui inaugurado honra-nos, pois terá impacto significativo nas nossas vidas, uma vez que reduziu as longas distâncias que eram percorridas para aceder ao precioso líquido”.

O sistema de abastecimento de água de Pussulane funciona com energia eléctrica da rede pública e também energia proveniente de painéis solares, o que permite que forneça água permanentemente.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos