Está confirmado, o Presidente da República, Filipe Nyusi fazer fazer abertura, esta quinta-feira da Conferência “Crescendo Azul” que vai durar dois dias na cidade de Maputo. O evento vai reunir vários intervenientes do sector da economia baseada no mar e não só.
Filipe Nyusi deverá chegar ao Centro de Conferências Joaquim Chissano, local do evento, sendo que o seu discurso está marcado para 09h45 minutos, quando já tiver sido feita a contextualização pelo Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas. Agostinho Mondlane.
O evento vai contar com vários delegados de outros cantos do mundo, sendo que grande parte já se encontra no país. Para já o destaque vai para o Presidente das Ilhas Seychelles, que está no país desde o início da Semana e já visitou vários locais da capital do país.
O primeiro dia, quarta-feira, vai ser marcado por várias intervenções dos diferentes países convidados. Vai ter dois painéis, sendo que o primeiro vai discutir a Governação Sustentável dos Oceanos e terá a moderação de José Pacheco, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
O segundo painel vai contar com a moderação de Orlando Quilambo, Reitor da Universidade Eduardo Mondlane e vai discutir Inovação Oceânica. Além destas sessões, vão ter lugar sessões paralelas.
O objectivo da conferência é criar uma plataforma de preservação, gestão e uso sustentável do Oceano. O Governo pretende ainda gerir, de forma sustentável, os recursos marinhos, através de investigação científica e tecnológica.
Refira-se que se trata também de uma resposta do Governo ao desafio lançado pelas Nações Unidas, para a necessidade de os países se unirem face a questões relacionadas com a protecção do Planeta, através do uso e gestão sustentável dos recursos naturais, incluindo o oceano.
A informação foi partilhada semana passada, em Maputo, pelo secretário permanente do Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Narci Nuro de Premegi, na abertura da reunião de capacitação de jornalistas, no âmbito deste evento.
Na ocasião, Nuro de Premegi afirmou que o país é vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas, erosão costeira, lixo marinho, em particular o plástico, pesca ilegal, entre outros males, que afectam, negativamente, o oceano.

