O País – A verdade como notícia

O piloto internacional moçambicano Kayo Issa Cêra colocou Moçambique e o ATCM no topo e no centro das atenções ao conquistar a 1ª Prova do Campeonato Nacional de Rok. O talentoso piloto moçambicano superou a forte concorrência dos tradicionais candidatos ao pódio, ao conquistar a primeira prova disputada na vizinha África do Sul.

O tricampeão moçambicano de Rok, na categoria OK-J, teve um excelente arranque no campeonato nacional de Rok, realizado na terra do rand, e superou a forte concorrência do campeão em título e do vice-campeão, ambos sul-africanos.

A estrela nacional do desporto motorizado do Karting mostrou em pista no campeonato nacional de Rok estar em forma e a atravessar o melhor momento na sua carreira. Com 11 anos de idade, por sinal um dos pilotos mais novos na sua categoria, Kayo Cêra lançou-se na corrida para a conquista de um dos três lugares do pódio logo no arranque da competição.

O sensacional piloto moçambicano de Karting, fez uma boa qualificação após arrancar na grelha de partida na segunda posição. Na primeira manga, Kayo Cêra fez um bom arranque, destacou-se perante os seus adversários directos e terminou a manga de 12 voltas em segundo lugar, e foi considerado o piloto mais rápido na manga 1 no Ok-J.

Na manga 2, o piloto moçambicano voltou a mostrar a sua supremacia e ao longo da corrida fez várias ultrapassagens, e com mérito repetiu a proeza alcançada no arranque da competição. Novamente, o piloto fez a volta mais rápida em pista e lançou-se na corrida para a conquista de um dos três lugares do pódio. 

Na terceira e última manga, Kayo Cêra, por sinal uma das grandes referências do país no Karting, mostrou ser um verdadeiro campeão em pista ao superar os dois fortes gigantes e candidatos ao pódio no campeonato nacional de Rok. Entretanto, na batalha para o apuramento do vencedor da 1ª corrida, Kayo Cêra não teve tarefa fácil para conquistar o pódio.

O piloto travou uma batalha renhida com o actual campeão e os dois terminaram a terceira e última manga empatados com 97 pontos, mais um que o vice-campeão. Mais o piloto da NbC Team levou a melhor pelo excelente desempenho que teve nas duas primeiras mangas, onde conquistou o estatuto de piloto mais rápido em pista.

Na classificação geral, o piloto moçambicano, Kayo Cêra, foi o vencedor com 97 pontos e deixou para trás os dois pilotos sul-africanos que tem uma forte tradição no campeonato de Rok.

A nível do campeonato de Rok da África do Sul, Kayo Cêra vai fazer duas provas devido aos compromissos internacionais de Karting que tem agendado com a sua equipa.

Na presente época, Kayo Cêra também vai representar Moçambique no Championship FIA e já confirmou a sua participação na 1ª prova, que terá lugar em Portimão, Portugal, no próximo dia 28 de Fevereiro.

Uma equipa de oficiais da Confederação Africana de Futebol inspecionou, nesta segunda-feira, o Estádio Nacional do Zimpeto em resposta ao relatório enviado pela Federação Moçambicana de Futebol a este órgão, sobre o actual estado do piso do recinto.

A presença da equipa de oficiais da Confederação Africana de Futebol no Estádio Nacional do Zimpeto marca uma mais uma etapa rumo à aprovação do recinto para a realização de jogos da selecção nacional e de clubes. 

O estádio foi, mais uma vez, submetido a uma inspecção pelo organismo máximo do futebol africano, CAF, em resposta ao relatório enviado pela Federação Moçambicana de Futebol a este órgão sobre o estado do piso do recinto. 

Interditado em Dezembro do ano passado, o Estádio Nacional do Zimpeto está desde Janeiro a  beneficiar de alguns retoques. 

Recentemente, na sua primeira visita ao recinto na qualidade de ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, deixou garantias de que o Governo continuará a fazer a sua parte para que a selecção efectue os seus jogos neste estádio.  

Em caso de aprovação, os Mambas vão receber a sua congénere da Uganda, em jogo do Grupo G da fase de qualificação para o Mundial 2026, partida está agendada para dia 17 do próximo mês.

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) alterou o local da realização da Supertaça Mário Esteves Coluna, partida agendada para dia 15 do próximo mês. A partida foi inicialmente marcada para o Estádio Municipal Marien Ngouabi, na cidade de Xai-Xai, e passa, agora, para o Estádio Nacional do Zimpeto na mesma data e hora. 

A FMF não avança os motivos que estiveram na origem da decisão. Assim, a cidade de Maputo volta a acolher a Supertaça um ano depois, tendo em conta que no ano passado o jogo teve lugar em Inhambane.  A Supertaça será disputada entre Associação Black Bulls, vencedor do Moçambola 2024 e Ferroviário de Maputo, vencedor da Taça de Moçambique. 

A realização desta partida no Estádio Nacional do Zimpeto vai marcar a retoma deste recinto após a interdição, em Dezembro, pela Confederação Africana de Futebol. 

 

A Black Bulls arrancou, esta segunda-feira, com os trabalhos de preparação da época futebolística 2025. Além de revalidar o título do Moçambola, os “touros” têm como principal objectivo alcançar a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos, o que, de facto, aconteceu ano passado 

É a última equipa das 14 que vão participar no Moçambola 2025 a abrir as suas oficinas. O primeiro treino da época serviu para recuperação dos jogadores, após um mês de férias, explicou Hélder Duarte.   

O campeão em título tem objectivos claros, numa época em que estará envolvido em três competições, como revalidar o título de campeão nacional de futebol e alcançar a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.

A Black Bulls deverá fazer toda a preparação da época internamente, com os trabalhos  a obedecerem muitas fases.

“Iniciamos a nossa preparação para a temporada de 2025 com a mesma garra, determinação e paixão que sempre nos caracterizaram. A abertura da nossa oficina não é apenas o começo de mais um ano de competição, mas sim o renovar do nosso compromisso com o crescimento, com o trabalho árduo e com a superação de desafios”, afirmou o Presidente da Black Bulls, Junaide Lalgy.

Para Lalgy, “Sabemos que o caminho não será fácil, mas é nos momentos de maior exigência que mostramos quem realmente somos. Somos Touros! Somos resilientes, trabalhamos juntos e nunca desistimos. Cada treino, cada esforço e cada sacrifício feito agora será reflectido nas nossas conquistas futuras”.

O ano passado, disse Lalgy, trouxe muitas alegrias e aprendizados ao clube de Txumene, mas, agora, é hora de pensar mais alto, de evoluir ainda mais e de consolidar o legado. 

“Não jogamos apenas por títulos; jogamos por um propósito maior: transformar vidas, inspirar uma nova geração e elevar o desporto moçambicano. A cada um de vocês, peço compromisso, disciplina e paixão. Vamos crescer juntos, respeitar os nossos adversários e, acima de tudo, honrar o nosso nome dentro e fora do campo. Se trabalharmos com foco e união, os desafios se tornarão oportunidades, e as dificuldades, combustível para irmos ainda mais longe”, concluiu Junaide Lalgy. 

Na manhã desta terça-feira, na reitoria da Universidade Pedagógica de Maputo (UPMaputo), as atletas da equipa de voleibol feminino, Vanessa Muyanga e Ângela Tembe, que se sagraram campeãs do torneio internacional “Luanda Premier Beach”, realizado em Angola, no passado mês de Janeiro, foram premiadas pela Vodacom Moçambique. 

Um comunicado de imprensa da Universidade Pedagógica de Maputo adianta que a cerimónia contou com a presença do PCA da Vodacom, Lucas Chachine, e  de Jorge Ferrão, reitor daquela instituição de ensino superior. 

Na ocasião, Jorge Ferrão falou da parceria duradoura entre ambas instituições, e realçou a necessidade de transmissão de valores para as novas gerações.  “É oportuno a realização de um torneio de voleibol (praia ou sala) em conjunto com a Vodacom de forma a movimentar as atletas, e mostrar aos mais novos que pode-se estar na universidade e fazer desporto, jogar voleibol”, disse o Reitor da UPMaputo.

Para Jorge Ferrão, a vitória das atletas constitui a melhor forma de se iniciar com as celebrações dos 40 anos da instituição que dirige, uma vez que se prevê a realização de diversos eventos que contarão com a inclusão de parceiros.

Intervindo na ocasião, o PCA da Vodacom manifestou o seu orgulho pela conquista e dedicação das atletas que venceram a competição e disse que, a Vodacom não poderia ficar indiferente a esta conquista, embora o cenário actual, com as manifestações pós eleitorais, não tem sido dos melhores e tem submetido a instituição que dirige a uma pressão forte, mas, ainda assim, reconhece que há um grande esforço político para que a situação se normalize, reiterou Chachine, tendo saudado igualmente o papel exemplar da equipa que resultou nesta honrosa vitória, mostrando, desta forma, abertura para apoiar futuros projectos.

Em representação da agremiação Desportiva da Universidade, o Vice-Presidente do Clube Desportivo da UPMaputo (CDUP),  Hortênsio Sueia, falou das boas perspectivas de concretização de projectos em parceria com a empresa de telefonia móvel, com vista a relançar o voleibol.  

Na mesma ocasião foi também premiado o técnico do CDUP,  Délcio Soares, que esteve na liderança da dupla em Luanda. Testemunharam o acto membros do CDUP, a Directora do Gabinete de Cooperação, Assistente do Reitor e outros convidados.

O Automóvel e Touring Clube de Moçambique (ATCM) terminou em grande a disputa do Campeonato de Spinning com a realização da 3ª prova do certame. A última prova do Campeonato de Spinning, que se iniciou no ano passado e só agora chegou ao fim, contou com a participação dos pilotos de Maputo, Beira, Quelimane e Xai-Xai.

Na retoma dos Campeonatos de Automobilismo organizados pelo ATCM, na catedral do desporto motorizado em Moçambique, os pilotos marcaram presença em grande na Arena de Spinning.

A contar para o Campeonato de Spinning, os pilotos mostraram muito talento e potencial na modalidade e tornaram a competição muito renhida, sobretudo na confirmação e consagração do novo campeão da modalidade.

Para o apuramento do vencedor desta competição, foram realizadas duas provas no ano passado e mais uma este ano, totalizando três provas com sucesso.

Na última prova em referência, o piloto Rick Rebelo superou a forte concorrência dos seus adversários directos. Entretanto, nas três mangas, o piloto Rick Rebelo teve a maior pontuação em pista e terminou a 3ª prova em primeiro lugar com 93,33 pontos.

Já o piloto Nadir Mussa terminou em 2º Lugar com 85,33 pontos, e o piloto Mohamad Tayab, que lutava para a defesa do título, terminou em 3º lugar na competição com 82,50 pontos.

Na classificação geral, Rick Rebelo sagrou-se campeão de Spinning de 2024 com um total de 288 pontos, seguido de Mohamad Tayab, que terminou em 2º lugar com 216 pontos, enquanto Adil Delgado, que destacou-se no campeonato de Spinning e no somatório das três provas, assegurou o 3º lugar com 188 pontos.

A 3ª prova foi bastante concorrida pelo público amante do desporto motorizado e marcou a estreia e aparição de novos e futuros pilotos que farão parte da modalidade na presente época desportiva que se avizinha. 

Recordar que a presente época do desporto motorizado, em particular o automóvel, movimentado pelo Automóvel e Touring Clube de Moçambique, arranca no próximo sábado, 22 de Fevereiro, no Kartódromo do ATCM, com a disputa da 1ª prova do Campeonato de Karting CKA.

Adeptos, simpatizantes do FC do Porto e várias figuras ligadas ao desporto mundial prestaram, hoje, a última homenagem ao ex-presidente dos “dragões”, Pinto da Costa, que perdeu a vida no último sábado. Da Costa será sempre lembrado como o presidente que mais títulos teve no emblema azul e branco.

Estádio do Dragão cheio de adeptos, simpatizantes do FC do Porto, mas também de várias figuras ligadas ao futebol mundial. Era o último adeus a Jorge Pinto da Costa, o emblemático presidente dos dragões. 

Houve momentos emotivos para todos aqueles que estiveram nas bancadas do estádio, com cânticos, um minuto de silêncio, muitos aplausos e o hino azul e branco.

Com a urna velada pelas cores do seu clube de coração, Da Costa teve o último contacto com o local onde celebrou muitas vitórias, conquistas, assim como enfrentou fracassos. 

Entre um misto de sentimentos, as palmas serviram como consolo para os milhões de adeptos, em ocasião que parte dos troféus ganhos por Pinto da Costa coloriram o estádio. 

O funeral de Pinto da Costa, que morreu aos 87 anos, vai realizar-se na segunda-feira, na Igreja das Antas.

Antes disso, está marcado um velório para domingo às 18h00 de Portugal e 20 de Moçambique, que irá coincidir com o início do jogo do FC do Porto contra o Farense, que terá lugar no Estádio do Algarve. 

Pinto da Costa foi presidente do FC Porto durante 42 anos, entre 1982 e 2024, tendo conquistado um total de 71 títulos, com destaque para dois europeus, nomeadamente a Taça dos Clubes Campeões em 1987 e a Liga dos Campeões em 2004.

Ainda na Europa, Pinto da Costa conquistou a Taça UEFA, em 2003, uma Liga Europa, em 2011, e uma Supertaça Europeia, em 1987. Em 1987 e 2004, o FC Porto venceu a Taça Intercontinental.

O Clube de Desportos da Costa do Sol apresentou oficialmente, esta segunda-feira, o novo treinador da equipa principal de futebol masculino, o técnico guineense Baciro Candé, que assume o comando da formação canarinha para a época 2025.  

De acordo com uma publicação do Costa do Sol, na sua página Facebook, a cerimónia de apresentação decorreu na sede do canarinho, na Cidade de Maputo, e contou com a presença do presidente Alberto Banze, do vice-presidente financeiro Xavier Chipanga, do director desportivo Hélder Muianga e do secretário-geral João Paulo Nhabanga.  

Na publicação citada, lê-se que, durante a sua intervenção, o técnico guineense Baciro Candé manifestou-se satisfeito com o convite feito pela direcção do Costa do Sol, conforme tinha feito à sua chegada à Cidade de Maputo, e destacou que nunca escolhe países ou continentes para trabalhar, focando-se apenas nos desafios e nos projectos que lhe são apresentados. 

O técnico guineense sublinhou que o projecto do clube canarinho é credível e que acredita ter as condições necessárias para o levar avante, sempre alinhado com os objectivos traçados pela direcção.  

Baciro Candé  fez ainda referência à importância da união entre jogadores e equipa técnica, frisando que está preparado para trabalhar arduamente e confiante de que pode contribuir para o crescimento do Costa do Sol. 

De igual modo, demonstrando entusiasmo, Baciro Candé afirmou estar ansioso para iniciar o trabalho e apelou ao apoio incondicional dos adeptos, sócios e simpatizantes do Costa do Sol, bem como da direcção e de todos os amantes do futebol moçambicano.  

Antes da apresentação do novo treinador, o presidente do Costa do Sol, Alberto Banze, avança a mesma publicação do clube com mais títulos conquistados em Mocambique, reuniu-se com a equipa técnica e os jogadores. No encontro,  Alberto Banze delineou os objectivos do clube para a época 2025. 

O líder do Costa do Sol deixou ainda uma mensagem de apoio aos atletas, reforçando a importância de respeito, da disciplina e da união no balneário, valores essenciais para o sucesso da equipa.

Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto, vítima de doença. Pinto da Costa faleceu este sábado, aos 87 anos de idade, 42 deles dedicados à presidência dos dragões.

Foi-se um líder do futebol português, o presidente dos presidentes, aquele que mais tempo dedicou a sua vida a um clube: 24 anos como presidente do FC Porto.

O líder honorário dos dragões lutava contra uma doença oncológica há alguns anos, e o estado de saúde agravou-se nos últimos meses.

Pinto da Costa foi presidente do FC Porto durante 42 anos, entre 1982 e 2024. Deixou o cargo em Maio do ano passado, ao ser derrotado por André Villas-Boas nas eleições do emblema azul e branco.

Como presidente do FC Porto conquistou dois títulos europeus, nomeadamente a Taça dos Clubes Campeões em 1987 e a Liga dos Campeões em 2004.

Ainda na Europa, Pinto da Costa conquistou a Taça UEFA, em 2003, uma Liga Europa, em 2011, e uma Supertaça Europeia, em 1987. Em 1987 e 2004, o FC Porto venceu a Taça Intercontinental.

A nível interno foram 23 campeonatos, com destaque para o penta, entre 1995 e 1999. Entre futebol e modalidades, nos mais diversos escalões, Pinto da Costa deixou os azuis e brancos com mais de 1.300 títulos no palmarés.

Com Moçambique destaca-se a parceria com a Black Bulls através do projecto Escola Dragon Force, em 2018, que trouxe ao país treinadores portugueses, dentre eles Hélder Duarte, campeão nacional.

O funeral de Pinto da Costa está previsto para esta segunda-feira às 13h00 de Maputo.

+ LIDAS

Siga nos