Skip to main content

O País – A verdade como notícia

Rodrigo Almeida, talentoso piloto moçambicano, enfrentou um desafio incrível e emocionante na 5ª ronda do Campeonato DTM ADAC GT4, que decorreu no famoso circuito de Sachsenring, na Alemanha, no último fim-de-semana, dias 9 e 10 de Setembro.

O piloto, que correu pela primeira vez em Sachsenring, deparou-se com uma pista que ele próprio descreveu como “tão incrível quanto difícil”. No entanto, demonstrou o seu talento e determinação, conquistando um resultado notável.

No sábado, primeiro dia de corrida, Rodrigo Almeida conquistou a 2ª posição na classe Júnior e também foi o melhor piloto a bordo de um Mercedes AMG. O seu desempenho impressionante foi um tributo à sua habilidade e paixão pelo desporto automobilístico.

Contudo, durante o tempo na pista, o piloto moçambicano enfrentou algumas colisões com outros carros, resultando em danos no seu veículo e na perda de algumas posições. Apesar destes contratempos, manteve-se focado e determinado.

No domingo, a história de superação continuou. Rodrigo Almeida recebeu o carro do seu colega Joseph Knopp no 24º lugar. O moçambicano enfrentou uma série de lutas emocionantes, mas, com determinação e muito esforço, conseguiu recuperar 14 posições, levando o seu carro para o top 10 da classificação geral e alcançando o 4º lugar na classe Júnior.

Após a corrida, o piloto moçambicano afirmou: “Estou muito feliz com o meu desempenho neste fim-de-semana. Sachsenring foi uma pista desafiante, mas não poderia estar mais satisfeito com os resultados. Continuo focado em alcançar bons resultados e já estou a pensar na próxima corrida, em  Hockenheim, de 20 a 22 de Outubro”, disse Rodrigo Almeida.

A equipa da Mücke Motorsport, que apoia Rodrigo Almeida, enalteceu a performance do piloto moçambicano e expressou agradecimento nas redes sociais. “Os nossos jovens talentos terminaram a corrida II em P10 geral e P4 na classe Júnior. Obrigado pelo vosso apoio. Estaremos de volta com os nossos AMGs em Hockenheimring para a ronda final no dia 20 de Outubro”, lê-se na publicação.

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Gilberto Mendes, congratulou também, nas redes sociais, o piloto moçambicano pelo seu desempenho notável.

A boa performance de Rodrigo Almeida em Sachsenring é um testemunho do talento e dedicação do piloto, que continua a elevar o nome de Moçambique no cenário internacional do automobilismo. A sua história de superação e sucesso inspira muitos e promete emocionantes corridas futuras.

O piloto e a sua equipa preparam-se agora para o desafio de Hockenheim de 20 a 22 de Outubro.

A Five Star Optica Visual Racing foi a grande vencedora do 4.º Grande Prémio Picanto Cup com 82 pontos, seguida da equipa da Pro Data com 76. A Vodacom Business Racing Team fechou os lugares de pódio com 65 pontos.

A inevitabilidade acabou por confirmar o optimismo: sucesso total da prova. Dignas de corridas,  as qualificações, em que se definiu quem partiria na “poule position”, já davam claras indicações de lutas de “cortar a respiração” pela liderança.

Antes mesmo da adrenalina subir de tom, nas bem preenchidas bancadas, Eneas Comiche, edil de Maputo, honrou o momento que  antecede a saída dos pilotos das “boxes” e “pitlaine”  para a pista: cerimónia de abertura do  Grande Prémio Picanto Cup marcada pela entoação do hino nacional “Pátria Amada”. 

Com 14  equipas  alinhadas para a grelha de partidas, em número específico de 28 pilotos, crescia a expectativa dos amantes do desporto motorizado.

Bandeira verde agitada, luz sinalizada para a largada  às 12h15  da primeira das quatro mangas que corporizaram o evento. Nem mesmo o forte calor que se fez sentir sábado mudou as contas!  Ao volante do “23”, Manuel Barbosa acelerou para a primeira posição na “Manga A 1” com o tempo de 1:43:945, seguido de Christian Bouché com 1:43:746.

Na Manga “B1”, Pedro Oliveira, piloto da Moztek Pro, foi mais forte ao terminar na primeira posição com o tempo de 1:44:702, relegando, ainda que o melhor tempo, Nico Banze para a segunda posição com 1:44:150.

Disputa acérrima no circuito do ATCM, entre  troca  e  recuperação de posições,  e abertura para ultrapassagens no ataque final.  Paulo Colison dominou a “Manga A2 ” com 1:43:941, seguido de Mário da Cunha com 1:44:643.

Consistente, a Five Star Racing beneficiou-se também da mistura de pequenos erros dos adversários para cruzar a linha de chegada na primeiríssima posição, em provas que houve penalizações a alguns pilotos.  No global, a Five Star Racing totalizou 82 pontos resultantes de 17 (manga A 1), 20 (manga B1), 25 (manga A 2) e 20 (manga B 2).  Segunda classificada, a  ProData de André Almeida e Manuel Barbosa amealhou 76 pontos divididos entre as seguintes provas: 25 (manga A 1), 10 (manga B 1), 14 manga (A 2) e 25 (manga B2).

A fechar os lugares de pódio, destaque para a Vodacom Business Racing Team de Cristian Bouche e Jefrey Novela que fechou a sua participação na prova com 65 pontos. 

Não faltaram problemas mecânicos numa prova em que o público voltou a ser um aditivo fundamental para inspirar os pilotos.  Nada que tirasse, pois, brilho a  um evento que já é uma marca registada no desporto motorizado no país.

Em Outubro, precisamente no dia 14, há mais do Grande Prémio Picanto Cup com a realização do 5.º Grande Prémio. 

Honrada pela presença do edil de Maputo, Eneas Comiche, decorreu há instantes a cerimónia de abertura do 4° Grande Prémio Picanto Cup, mega evento do desporto motorizado em Moçambique.

A entoação do hino nacional bem como largada para a “Manga A 1” foram os condimentos para o arranque de uma tarde de muita adrenalina, acelerações de cortar a respiração e recuperação de posições. A prova vai movimentar 28 pilotos em representação de 14 equipas.

Para além das quatro mangas, a organização reserva algumas surpresas aos espectadores que se dirigirem ao Autódromo Internacional de Maputo.

Alcinda Panguana e Albino Gabriel são os únicos pugilistas moçambicanos que continuam na rota da qualificação aos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, nas fase de qualificação que se disputa em Dakar, Senegal. Os dois pugilistas apuraram-se para as meias-finais. Os restantes oito pugilistas ficaram pelo caminho

Dois dos 10 pugilistas moçambicanos que disputam a primeira janela de apuramento aos Jogos Olímpicos de Paris continuam na rota da qualificação. Trata-se de Alcinda Panguana e Albino Gabriel, que, esta quarta-feira, garantiram a qualificação às meias-finais da prova que decorre em Dakar.

Alcinda Panguana levou a melhor no duelo lusófono, ao derrotar a cabo-verdiana Ivanucha Gomes por 5-0, na categoria dos 66kg, qualificando-se para a meia-final.

Panguana precisa apenas de vencer e chegar à final para garantir a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris, uma vez que as finalistas de todas categorias em femininos garantem vaga para o maior evento inter-continental.

Já Albino Gabriel, ou simplesmente “Solomone”, avança para as meias-finais da categoria dos 92kg, após vitória sofrida, por 3-2, diante do queniano Peter Alwanga. Solomone precisa de vencer os dois combates que tem pela frente, nomeadamente a meia-final e a final, uma vez que os masculinos qualificam apenas os vencedores das categorias.

Os restantes pugilistas que chegaram aos quartos-de-final não conseguiram vencer os seus combates, nomeadamente Rady Gramane, Isabel Mulungo, Benilde Macaringue, Armando Sigauque e Tiago Muxanga.

Em femininos, Rady Gramane foi surpreendentemente derrotada pela marroquina Khadija Mardi, por claros 5-0 na votação do júri, terminado precocemente a sua participação na prova, depois de várias competições em que conseguiu chegar ao pódio.

Isabel Mulungo, por seu turno, não aguentou aos golpes da argelina Hadjila Khelif, tendo perdido, também, por 5-0, enquanto Benilde Macarringue foi derrotada pela senegalesa Mariatou Diallo, também pelo mesmo resultado.

Já em masculinos, Armando Sigauque não conseguiu ser mais forte que o seu adversário queniano, Samuel Wairimu, tendo perdido o combate por 5-0, mesmo resultado com que Tiago Muxanga perdeu na votação do júri, no combate diante de Mbiya Kulenguluka, da República Democrática do Congo.

Yassine Nordino, Bernardo Marime e Helena Bagão terminaram as suas participações em Dakar, Senegal, nas eliminatórias, não chegando aos quartos-de-final.

Os pugilistas moçambicanos terão ainda duas janelas qualificatórias aos Jogos Olímpicos de Paris, nomeadamente em Janeiro e Março, todas elas em competições que juntam pugilistas de todo o mundo.

Recorde-se que nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, em 2021, Moçambique esteve representado na modalidade de Boxe por Alcinda Panguana e Rady Gramane.

As duas equipas moçambicanas nas competições africanas defrontam, este fim-de-semana, duas equipas angolanas, no Estádio Nacional do Zimpeto, para os embates dos play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e da Taça CAF respectivamente. Ferroviário de Maputo joga sábado e União Desportiva de Songo, no domingo.

Trata-se dos embates da primeira mão de acesso à fase de grupos das competições africanas de clubes, nomeadamente a Liga dos Campeões e a Taça CAF, também conhecida por Taça Nelson Mandela.

No domingo, a União Desportiva de Songo entra em cena naquele que será o segundo jogo da liga milionária africana, defrontando o Petro Atlético de Luanda. Depois de ter ultrapassado, na primeira eliminatória, o Green Mamba de eSwathini, com agregado de 2-1 no conjunto mãos, ao campeão moçambicano calhou o campeão angolano.

O campeão moçambicano leva alguma vantagem neste jogo, em termos competitivos, uma vez que leva nos pés mais de 15 jogos, entre provas nacionais e continentais, enquanto o Petro de Luanda ainda não teve jogos oficiais, nem ao nível de Angola e nem no continente.

Este será, de resto, o primeiro jogo dos angolanos nesta temporada 2023/24, depois de terem efectuado um estágio pré-competitivo na vizinha África do Sul, para preparar a nova temporada futebolistica.

Até porque há bem pouco tempo o Petro Atlético de Luanda estava na eminência de não disputar as provas em que se inscreveu devido a uma suspensão dada pelo Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol devido a alegados actos de corrupção no Girabola. Entretanto, a suspensão foi levantada esta semana para permitir que a equipa dispute provas continentais.

Por isso mesmo exige-se mais dos “hidroeléctricos” neste jogo, mesmo por causa da sua competitividade em termos de jogos disputados, contando ainda o realizado esta terça-feira, para o Moçambola 2023, em que venceu o Baía de Pemba, por 3-0.

Um resultado que ambala a União Desportiva do Songo, que acredita na qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos, segundo deu a conhecer o treinador adjunto da equipa, Carlos Manuel.

Caló assegurou que a equipa vai encarar o seu adversário com atitude, garra, determinação e respeito, fazendo um jogo cauteloso, por forma a garantir um resultado que abra perspectivas para o embate de segunda mão.

“Não podemos nos aventurar muito. Estamos diante de um adversário claramente poderoso, pelo que temos de ser cautelosos, não jogando de peito aberto. O jogo é em casa, mas naturalmente precisamos de ter alguns cuidados para irmos à segunda ‘mão’ com um bom resultado”, explicou.

O capitão Dominguez lidera o grupo de jogadores moçambicanos que vão receber a premiação completa pela qualificação para o CAN 2023, anunciado pela Federação Moçambicana de Futebol. Clésio Baúque, Witi, Ratifo, Edmilson, Amadou, Gildo, Telinho e Shaquile são outros Mambas que estiveram em todos os jogos desta fase de qualificação para o CAN da Costa do Marfim.

Ao todo, Chiquinho Conde, seleccionador nacional, convocou 40 jogadores para a campanha de qualificação para o CAN 2023, que terá lugar na Costa do Marfim em Janeiro e Fevereiro do próximo ano. Destes 40 jogadores, nove deles foram convocados em todos os jogos, nomeadamente dois contra Ruanda, outros dois diante do Senegal e mais dois diante do Benim.

Desta lista, destaque para o capitão Dominguez, que esteve em todos os jogos, cinco deles a titular e a capitanear a selecção, sendo que somente diante do Senegal, em Maputo, entrou a substituir, ainda assim a receber a braçadeira das mãos de Mexer.

Clésio também foi titular em grande parte destes jogos, apenas em dois não sendo titular e um deles não chegou a sair do banco, tal como Witi. O único que foi titular em todos os jogos foi Stanley Ratifo.

Os restantes jogadores que estiveram em todos os jogos, nomeadamente Edmilson, Amadou, Telinho, Shaquile e Gildo oscilaram entre a titularidade e o banco, alguns deles sendo sempre opção para o seleccionador nacional.

Estes jogadores vão receber a totalidade do prémio do jogo pela qualificação: os 250 mil Meticais, para além dos prémios de cada jogo, nomeadamente os 70 mil Meticais nos três jogos em que os Mambas venceram, e os 30 mil pelo empate na primeira jornada diante do Ruanda.

A Federação Moçambicana de Futebol vai premiar cada jogador convocado em cada um dos seis jogos, sendo que, pela percentagem, cada jogo vale 41 600 Meticais.

Assim, Ivan, Victor, Mexer, Kambala, Martinho, Bruno Langa e Melque, que estiveram em cinco dos seis jogos da fase de qualificação, vão receber cada um 208 mil Meticais, enquanto Zaindine Júnior, Geny Catamo e Domingos “Mexer” Macandza, que participaram em quatro jogos, terão de premiação o valor de 166 400 Meticais.

Jogadores há que foram convocados em três jogos, nomeadamente Ernan, Chico e Dário, e que por isso vão ter como prémio de qualificação um valor de 124 800 Meticais.

Reinildo Mandava, que se lesionou antes dos jogos com Senegal e ainda se não recuperou, Kito, Infren, Reginaldo, David Malembane, Nené Gian Chande, Luís Miquissone e Isac de Carvalho, que foram convocados para dois jogos, vão receber da Federação Moçambicana de Futebol o prémio de 83 200 Meticais.

Finalmente, um leque de jogadores que estiveram em apenas um jogo, nomeadamente Fazito, Bhéu, Danito, Abudo, Guima, Dayo, Muiomo, Chamboco e Bangal, a que cabe apenas o prémio de 41 600 Meticais.

Cada um destes jogadores contribuíram para a qualificação dos Mambas e, por isso, de acordo com a Federação Moçambicana de Futebol, vão ser premiados por este feito.

 

FMF VAI GASTAR 5,5 MILHÕES DE METICAIS EM PREMIAÇÃO

Com a divisão da premiação em função dos jogos em que o jogador participou durante a fase de qualificação para o CAN da Costa do Marfim, a Federação Moçambicana de Futebol vai gastar 5 661 200 Meticais para premiar todos os 40 jogadores.

São 2 250 000 Meticais para cada um dos nove jogadores que estiveram nos seis jogos da campanha, adicionados a mais 1 456 000 Meticais para os sete que participaram em cinco jogos, 499 200 Meticais dos três que estiveram em quatro jogos, 374 400 Meticais dos três atletas que foram convocados em três jogos, 707 200 Meticais que serão divididos pelos nove jogadores que participaram em dois jogos, mais 374 400 Meticais que serão dados aos outros nove Mambas que foram chamados em um jogo apenas.

A Federação Moçambicana de Futebol já confirmou que os prémios vão começar a ser depositados nas contas dos jogadores a partir desta semana, de modo a que não haja barulho similar ao do CHAN da Argélia.

De acordo com o líder máximo da Casa do Futebol, esta premiação foi acordada com os capitães ainda no início da campanha da qualificação para o CAN.

Entretanto, o organismo que gere o futebol moçambicano apelou a mais instituições, empresas e pessoas singulares para juntarem os seus esforços no incremento da premiação dos jogadores, como forma de motivar os Mambas que vão disputar o Campeonato Africano das Nações, em Janeiro e Fevereiro do próximo ano na Costa do Marfim.

Antes da fase final, os Mambas terão mais seis jogos oficiais, nomeadamente dois em Outubro, na altura da Data-FIFA para jogos de qualificação para o CHAN, outros dois em Novembro, de qualificação para o Mundial, e mais dois em Dezembro, para a segunda eliminatória de qualificação para o CHAN.

 

JOGADORES COM SEIS JOGOS

Dominguez, Clésio, Witi, Stanley Ratifo, Edmilson, Amadú, Telinho, Gildo, Shaquille

 

JOGADORES COM CINCO JOGOS

Mexer, Kambala, Ivan, Víctor, Martinho, Bruno Langa, Melque

 

JOGADORES COM QUATRO JOGOS

Zainadine Júnior, Geny Catamo, Domingos

 

JOGADORES COM TRÊS JOGOS

Ernan, Chico, Dário

 

JOGADORES COM DOIS JOGOS

Reinildo, Kito, Infren, Reginaldo, Malembane, Nené, Gian Chande, Luís Miquissone, Isac de Carvalho

 

JOGADORES COM UM JOGO

Fazito, Bhéu, Danito, Abudo, Guima, Dayo, Muiomo, Chamboco, Faisal Bangal

A Universidade Eduardo Mondlane e a Federação Moçambicana de Futebol assinam hoje um memorando de entendimento, com vista a regular os termos e condições que vão reger a parceria nas áreas de formação em Ciências do Desporto, Investigação Científica e extensão.

De acordo com o comunicado de imprensa, as relações de cooperação vão incidir essencialmente na formação teórico-prática em Ciências do Desporto, mormente naquelas com implicação directa na prática e desenvolvimento do futebol, produção, melhoramento e actualização de curricula de formação de agentes desportivos que desenvolvem actividades no futebol, facilitação de iniciativas de cada uma das partes, dando livre acesso aos materiais e instalações das partes, entre outros.

O acordo será assinado pelo reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Manuel Guilherme Júnior, e pelo presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat.

Costa do Sol e Ferroviário de Maputo, em seniores masculinos, cumpriram, na dupla jornada do Campeonato da Cidade de Basquetebol, realizada entre sexta-feira e sábado. Os “canarinhos”, orientados por Miguel Guambe, começaram por vencer o Aeroporto por 95-27, resultado desnivelado que espelha a sua superioridade na quadra.

No sábado, o Costa do Sol derrotou as Águias Especiais por 20 pontos, ou seja, 67-47. Com estas vitórias, os “canarinhos” cimentaram a liderança da prova com oito pontos. O vice-campeão da cidade, Ferroviário de Maputo, “vingou-se” da derrota sofrida no duelo com o Maxaquene na fase de apuramento da zona Sul para a Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal, batendo, sábado, os “tricolores” por 77-70.

Destaque ainda para a A Politécnica de José Macuácua que venceu o Maxaquene “B” por 71-46.  Já o Desportivo de Maputo levou a melhor no encontro com o Ferroviário “B” por 57-44. No sábado, a equipa comandada por Carlos “Carlinhos” Ferro bateu a Universidade Pedagógica de Maputo por 57-55.

Ao nível dos seniores femininos, o Costa do Sol venceu o Ferroviário “B” por 87-40, enquanto a A Politécnica bateu o Maxaquene por 78-46.  Campeão da cidade, o Ferroviário de Maputo “A” bateu o Desportivo de Maputo por 119-21. 

Aníbal Manave foi eleito vice-presidente da Federação Internacional de Basquetebol. Por sua vez, Clarrisse Machanguana foi indicada para a Comissão das selecções jovens da FIBA-Mundo.

Reunida em Congresso ordinário em Manila, nas Filipinas, a Federação Internacional de Basquetebol, FIBA-Mundo, reconheceu dois moçambicanos, nomeando-os para cargos importantes no organismo que gere a modalidade da bola ao cesto no planeta. 

Aníbal Aurélio Manave foi eleito, por unanimidade, vice-presidente da FIBA-Mundo. Manave acumula, desta forma, este cargo com o de presidente da FIBA-África para o  qual fora eleito a 17 de Junho, no decurso do congresso da agremiação realizado em Maputo.

Manave, que era candidato único à sua própria sucessão, foi reeleito por unanimidade de votos por cerca de 200 delegados em representação de 50 países africanos.

O  também presidente do Comité Olímpico de Moçambique integra ainda a Direcção Centralda FIBA-Mundo. Única moçambicana a evoluir na WNBA, liga  profissional de basquetebol feminino dos EUA, Clarisse  Eulália  Machanguana, foi nomeada para  a Comissão das Selecções Jovens da FIBA-Mundo. 

Machanguana tem estado em evidência  nos últimos anos, integrando acções de formação da Basketball África League e FIBA-África.   

A antiga basquetebolista participa de programas que inspiram raparigas africanas a praticarem o basquetebol no continente.

Clarisse Machanguana, antiga internacional basquetebolista, fez parte, em Maio, no Cairo, Egipto, de um painel da sessão da Basketball Africa League (Bal) – denominado “BAL4Her program” – que abordou temas como a contínua inspiração, capacitação e elevação da nova geração de mulheres líderes africanas.

Participaram nesta acção 50 jovens profissionais e 12 especialistas da indústria desportiva com cotação internacional, com destaque para a directora de inovação e experiência da Ignite, Deana Shabaan; directora de Responsabilidade Social e programas de jogadores da BAL, Marie-Laurence Archambault; jornalista e comentadora da BAL, Usher Komughisha; e a líder de Marketing da BAL, Acha Diop.

PR FELICITA ANÍBAL MANAVE

Em mensagem publicada na rede social Facebook, o Presidente da República, Filipe Nyusi, felicitou Aníbal Manave pela eleição ao cargo de vice-presidente da FIBA-Mundo.

“O nosso compatriota Aníbal Manave foi ontem eleito vice-presidente da FIBA-Mundo, em Manila, nas Filipinas, onde decorre o Campeonato Mundial de basquetebol.  Este é mais um marco para celebrar como país, pois demonstra a competência dos moçambicanos para dirigir organismos internacionais, o que prestigia todos nós como Nação. De recordar que o nosso compatriota ora eleito à vice-presidência daquele organismo também foi reeleito em Junho para o cargo de presidente da FIBA- África. Felicitamos Aníbal Manave por esta conquista”, lê-se na mensagem do Presidente da República.

+ LIDAS

Siga nos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE