O País – A verdade como notícia

Cimeira Moçambique e Angola no Zimpeto para as Afrotaças

As duas equipas moçambicanas nas competições africanas defrontam, este fim-de-semana, duas equipas angolanas, no Estádio Nacional do Zimpeto, para os embates dos play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e da Taça CAF respectivamente. Ferroviário de Maputo joga sábado e União Desportiva de Songo, no domingo.

Trata-se dos embates da primeira mão de acesso à fase de grupos das competições africanas de clubes, nomeadamente a Liga dos Campeões e a Taça CAF, também conhecida por Taça Nelson Mandela.

No domingo, a União Desportiva de Songo entra em cena naquele que será o segundo jogo da liga milionária africana, defrontando o Petro Atlético de Luanda. Depois de ter ultrapassado, na primeira eliminatória, o Green Mamba de eSwathini, com agregado de 2-1 no conjunto mãos, ao campeão moçambicano calhou o campeão angolano.

O campeão moçambicano leva alguma vantagem neste jogo, em termos competitivos, uma vez que leva nos pés mais de 15 jogos, entre provas nacionais e continentais, enquanto o Petro de Luanda ainda não teve jogos oficiais, nem ao nível de Angola e nem no continente.

Este será, de resto, o primeiro jogo dos angolanos nesta temporada 2023/24, depois de terem efectuado um estágio pré-competitivo na vizinha África do Sul, para preparar a nova temporada futebolistica.

Até porque há bem pouco tempo o Petro Atlético de Luanda estava na eminência de não disputar as provas em que se inscreveu devido a uma suspensão dada pelo Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol devido a alegados actos de corrupção no Girabola. Entretanto, a suspensão foi levantada esta semana para permitir que a equipa dispute provas continentais.

Por isso mesmo exige-se mais dos “hidroeléctricos” neste jogo, mesmo por causa da sua competitividade em termos de jogos disputados, contando ainda o realizado esta terça-feira, para o Moçambola 2023, em que venceu o Baía de Pemba, por 3-0.

Um resultado que ambala a União Desportiva do Songo, que acredita na qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos, segundo deu a conhecer o treinador adjunto da equipa, Carlos Manuel.

Caló assegurou que a equipa vai encarar o seu adversário com atitude, garra, determinação e respeito, fazendo um jogo cauteloso, por forma a garantir um resultado que abra perspectivas para o embate de segunda mão.

“Não podemos nos aventurar muito. Estamos diante de um adversário claramente poderoso, pelo que temos de ser cautelosos, não jogando de peito aberto. O jogo é em casa, mas naturalmente precisamos de ter alguns cuidados para irmos à segunda ‘mão’ com um bom resultado”, explicou.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos