A Associação Black Bulls (ABB) vai estrear-se este domingo na Liga dos Campeões Africanos, diante do Petro de Luanda, em jogo referente à partida da primeira mão da competição.
A ABB está em contagem decrescente para marcar a sua estreia na mais prestigiada competição ao nível de clubes. Os “touros” vão representar o país nesta prova na qualidade de campeões nacionais, feito alcançado ano passado, curiosamente, na sua primeira participação no Moçambola.
Debutante no leque dos melhores clubes de África, desde que se realizou o sorteio no qual calhou com o Petro de Luanda, a Black Bulls trabalha ao detalhe, de modo a começar com o pé direito na caminhada rumo à conquista de África.
A equipa orientada pelo português Inácio Soares vem preparando a partida diante da formação angolana há bastante tempo. E para que haja maior concentração nesta partida, a direcção do conjunto moçambicano à Liga Moçambicana de Futebol (LMF) que antecipasse o jogo frente ao Matchedje de Mocuba referente à 10ª jornada, ao que a entidade que gere a maior prova futebolística nacional anuiu.
A Black Bulls parte para o jogo contra os angolanos moralizada, depois de uma vitória folgada diante do Matchedje de Mocuba, por 5-0. O jogo contra os “militares” serviu para o técnico português medir o pulsar da sua equipa.
No quadro de preparação do jogo diante do Petro de Luanda, os “touros” têm realizado sessões de treino alternando o seu campo e o Estádio Nacional do Zimpeto, por sinal, local da partida frente à turma angolana.
O técnico da Black Bulls, Inácio Soares, considera que o jogo de domingo será intenso, pois o seu adversário tem muita qualidade. Apesar do respeito pelo Petro de Luanda, Soares acredita num desfecho favorável à equipa moçambicana.
PETRO CONFIANTE
O Petro de Luanda está confiante num bom resultado diante da Associação Black Bulls. Segundo escreve o Jornal de Angola, o Petro de Luanda está motivado pela brilhante campanha na última edição da maior competição africana de clubes sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), em que “caíram” apenas nas meias-finais.
Os campeões angolanos partem, por isso, para a presente campanha decididos a superar o anterior registo. Mas para tal, a equipa às ordens de Alexandre Santos precisa de começar bem o percurso, afastando do caminho o representante moçambicano.
O jornal angolano escreve que o Petro é teoricamente o grande favorito neste duelo com a Black Bulls. Os angolanos consideram que o facto de a Black Bulls marcar presença pela primeira vez nessa competição coloca o representante moçambicano em situação de desvantagem em relação à turma angolana.
Para atacar esta competição, a turma angolana reforçou o seu plantel com jogadores de enorme qualidade, como é o caso de Carlinhos, Karanga, Hugo Marques, Cabibi e Gilberto, que se juntam aos já indispensáveis Jaredi, Tiago Azulão, Megue, Yano, Tó Carneiro, Eddie Afonso e Kinito.
O treinador do Petro de luanda, Alexandre Santos, antevê um jogo bastante competitivo com os Black Bulls. O técnico definiu a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões como objectivo imediato.
“O facto de termos feito uma excelente campanha na Liga dos Campeões significa termos orgulho e convicção de que podemos fazer uma boa participação. Mas é necessário passarmos por duas eliminatórias”, disse o timoneiro dos tricolores.
O vencedor deste jogo poderá defrontar o vencedor do jogo entre o Cape Town City da África do Sul e Otoyo do Congo Brazzaville.
FER. MAPUTO – COSTA DO SOL AQUECE 10ª JORNADA
A retoma do Moçambola, este fim-de-semana, após um interregno para dar lugar aos compromissos da selecção nacional, será marcada pelo derby entre o Ferroviário de Maputo e Costa do Sol.
Se por um lado, na nona jornada, o “canarinhos” recebeu e venceu o Incomáti de Xinavane por 2-0, por outro, os “locomotivas” da capital não foram para além de uma igualdade sem abertura de contagem diante do Matchedje de Mocuba.
A paragem do Moçambola serviu para os dois conjuntos limarem algumas lacunas, daí que partem para esta partida com os índices motivacionais elevados. Antevê-se que o jogo entre as duas formações venha a ser difícil para os dois, tendo a qualidade dos dois plantéis. O Costa do Sol ocupa a terceira posição com 18 pontos, enquanto o Ferroviário de Maputo está na quarta, com 15 pontos.
Ainda nesta ronda, o actual líder do Moçambola, União Desportiva de Songo, desloca-se a Xinavane para defrontar o Incomáti local, numa partida em que os “hidroeléctricos” partem como favoritos.
Por seu turno, a Liga Desportiva de Maputo, equipa que, na presente temporada, tem registado uma prestação pálida, o que faz com que ocupe a 10ª posição na tabela classificativa, recebe o Ferroviário de Nacala, numa partida em que a turma de Dário Monteiro é obrigada a vencer.
Já o Ferroviário de Lichinga, actual quinto classificado da prova, vai medir forças com o seu homónimo da Beira, enquanto o Ferroviário de Nampula terá pela frente a Associação Desportiva de Vilankulo, equipa que, após trocar de treinador, tem estado a renascer das cinzas.