O País – A verdade como notícia

Quanto cada Mamba vai encaixar pela qualificação ao CAN?

O capitão Dominguez lidera o grupo de jogadores moçambicanos que vão receber a premiação completa pela qualificação para o CAN 2023, anunciado pela Federação Moçambicana de Futebol. Clésio Baúque, Witi, Ratifo, Edmilson, Amadou, Gildo, Telinho e Shaquile são outros Mambas que estiveram em todos os jogos desta fase de qualificação para o CAN da Costa do Marfim.

Ao todo, Chiquinho Conde, seleccionador nacional, convocou 40 jogadores para a campanha de qualificação para o CAN 2023, que terá lugar na Costa do Marfim em Janeiro e Fevereiro do próximo ano. Destes 40 jogadores, nove deles foram convocados em todos os jogos, nomeadamente dois contra Ruanda, outros dois diante do Senegal e mais dois diante do Benim.

Desta lista, destaque para o capitão Dominguez, que esteve em todos os jogos, cinco deles a titular e a capitanear a selecção, sendo que somente diante do Senegal, em Maputo, entrou a substituir, ainda assim a receber a braçadeira das mãos de Mexer.

Clésio também foi titular em grande parte destes jogos, apenas em dois não sendo titular e um deles não chegou a sair do banco, tal como Witi. O único que foi titular em todos os jogos foi Stanley Ratifo.

Os restantes jogadores que estiveram em todos os jogos, nomeadamente Edmilson, Amadou, Telinho, Shaquile e Gildo oscilaram entre a titularidade e o banco, alguns deles sendo sempre opção para o seleccionador nacional.

Estes jogadores vão receber a totalidade do prémio do jogo pela qualificação: os 250 mil Meticais, para além dos prémios de cada jogo, nomeadamente os 70 mil Meticais nos três jogos em que os Mambas venceram, e os 30 mil pelo empate na primeira jornada diante do Ruanda.

A Federação Moçambicana de Futebol vai premiar cada jogador convocado em cada um dos seis jogos, sendo que, pela percentagem, cada jogo vale 41 600 Meticais.

Assim, Ivan, Victor, Mexer, Kambala, Martinho, Bruno Langa e Melque, que estiveram em cinco dos seis jogos da fase de qualificação, vão receber cada um 208 mil Meticais, enquanto Zaindine Júnior, Geny Catamo e Domingos “Mexer” Macandza, que participaram em quatro jogos, terão de premiação o valor de 166 400 Meticais.

Jogadores há que foram convocados em três jogos, nomeadamente Ernan, Chico e Dário, e que por isso vão ter como prémio de qualificação um valor de 124 800 Meticais.

Reinildo Mandava, que se lesionou antes dos jogos com Senegal e ainda se não recuperou, Kito, Infren, Reginaldo, David Malembane, Nené Gian Chande, Luís Miquissone e Isac de Carvalho, que foram convocados para dois jogos, vão receber da Federação Moçambicana de Futebol o prémio de 83 200 Meticais.

Finalmente, um leque de jogadores que estiveram em apenas um jogo, nomeadamente Fazito, Bhéu, Danito, Abudo, Guima, Dayo, Muiomo, Chamboco e Bangal, a que cabe apenas o prémio de 41 600 Meticais.

Cada um destes jogadores contribuíram para a qualificação dos Mambas e, por isso, de acordo com a Federação Moçambicana de Futebol, vão ser premiados por este feito.

 

FMF VAI GASTAR 5,5 MILHÕES DE METICAIS EM PREMIAÇÃO

Com a divisão da premiação em função dos jogos em que o jogador participou durante a fase de qualificação para o CAN da Costa do Marfim, a Federação Moçambicana de Futebol vai gastar 5 661 200 Meticais para premiar todos os 40 jogadores.

São 2 250 000 Meticais para cada um dos nove jogadores que estiveram nos seis jogos da campanha, adicionados a mais 1 456 000 Meticais para os sete que participaram em cinco jogos, 499 200 Meticais dos três que estiveram em quatro jogos, 374 400 Meticais dos três atletas que foram convocados em três jogos, 707 200 Meticais que serão divididos pelos nove jogadores que participaram em dois jogos, mais 374 400 Meticais que serão dados aos outros nove Mambas que foram chamados em um jogo apenas.

A Federação Moçambicana de Futebol já confirmou que os prémios vão começar a ser depositados nas contas dos jogadores a partir desta semana, de modo a que não haja barulho similar ao do CHAN da Argélia.

De acordo com o líder máximo da Casa do Futebol, esta premiação foi acordada com os capitães ainda no início da campanha da qualificação para o CAN.

Entretanto, o organismo que gere o futebol moçambicano apelou a mais instituições, empresas e pessoas singulares para juntarem os seus esforços no incremento da premiação dos jogadores, como forma de motivar os Mambas que vão disputar o Campeonato Africano das Nações, em Janeiro e Fevereiro do próximo ano na Costa do Marfim.

Antes da fase final, os Mambas terão mais seis jogos oficiais, nomeadamente dois em Outubro, na altura da Data-FIFA para jogos de qualificação para o CHAN, outros dois em Novembro, de qualificação para o Mundial, e mais dois em Dezembro, para a segunda eliminatória de qualificação para o CHAN.

 

JOGADORES COM SEIS JOGOS

Dominguez, Clésio, Witi, Stanley Ratifo, Edmilson, Amadú, Telinho, Gildo, Shaquille

 

JOGADORES COM CINCO JOGOS

Mexer, Kambala, Ivan, Víctor, Martinho, Bruno Langa, Melque

 

JOGADORES COM QUATRO JOGOS

Zainadine Júnior, Geny Catamo, Domingos

 

JOGADORES COM TRÊS JOGOS

Ernan, Chico, Dário

 

JOGADORES COM DOIS JOGOS

Reinildo, Kito, Infren, Reginaldo, Malembane, Nené, Gian Chande, Luís Miquissone, Isac de Carvalho

 

JOGADORES COM UM JOGO

Fazito, Bhéu, Danito, Abudo, Guima, Dayo, Muiomo, Chamboco, Faisal Bangal

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos