A Five Star Optica Visual Racing foi a grande vencedora do 4.º Grande Prémio Picanto Cup com 82 pontos, seguida da equipa da Pro Data com 76. A Vodacom Business Racing Team fechou os lugares de pódio com 65 pontos.
A inevitabilidade acabou por confirmar o optimismo: sucesso total da prova. Dignas de corridas, as qualificações, em que se definiu quem partiria na “poule position”, já davam claras indicações de lutas de “cortar a respiração” pela liderança.
Antes mesmo da adrenalina subir de tom, nas bem preenchidas bancadas, Eneas Comiche, edil de Maputo, honrou o momento que antecede a saída dos pilotos das “boxes” e “pitlaine” para a pista: cerimónia de abertura do Grande Prémio Picanto Cup marcada pela entoação do hino nacional “Pátria Amada”.
Com 14 equipas alinhadas para a grelha de partidas, em número específico de 28 pilotos, crescia a expectativa dos amantes do desporto motorizado.
Bandeira verde agitada, luz sinalizada para a largada às 12h15 da primeira das quatro mangas que corporizaram o evento. Nem mesmo o forte calor que se fez sentir sábado mudou as contas! Ao volante do “23”, Manuel Barbosa acelerou para a primeira posição na “Manga A 1” com o tempo de 1:43:945, seguido de Christian Bouché com 1:43:746.
Na Manga “B1”, Pedro Oliveira, piloto da Moztek Pro, foi mais forte ao terminar na primeira posição com o tempo de 1:44:702, relegando, ainda que o melhor tempo, Nico Banze para a segunda posição com 1:44:150.
Disputa acérrima no circuito do ATCM, entre troca e recuperação de posições, e abertura para ultrapassagens no ataque final. Paulo Colison dominou a “Manga A2 ” com 1:43:941, seguido de Mário da Cunha com 1:44:643.
Consistente, a Five Star Racing beneficiou-se também da mistura de pequenos erros dos adversários para cruzar a linha de chegada na primeiríssima posição, em provas que houve penalizações a alguns pilotos. No global, a Five Star Racing totalizou 82 pontos resultantes de 17 (manga A 1), 20 (manga B1), 25 (manga A 2) e 20 (manga B 2). Segunda classificada, a ProData de André Almeida e Manuel Barbosa amealhou 76 pontos divididos entre as seguintes provas: 25 (manga A 1), 10 (manga B 1), 14 manga (A 2) e 25 (manga B2).
A fechar os lugares de pódio, destaque para a Vodacom Business Racing Team de Cristian Bouche e Jefrey Novela que fechou a sua participação na prova com 65 pontos.
Não faltaram problemas mecânicos numa prova em que o público voltou a ser um aditivo fundamental para inspirar os pilotos. Nada que tirasse, pois, brilho a um evento que já é uma marca registada no desporto motorizado no país.
Em Outubro, precisamente no dia 14, há mais do Grande Prémio Picanto Cup com a realização do 5.º Grande Prémio.