O País – A verdade como notícia

Municípios de Chimoio e Mocuba têm gestão transparente, aponta CIP

Um relatório do Centro de Integridade Pública (CIP), divulgado esta quarta-feira, 31 de Agosto,  aponta que os municípios de Chimoio, em Manica e Mocuba, na Zambézia, são os mais transparentes na sua gestão.

O estudo, que levou a esta conclusão, foi realizado em 15 autarquias do país, para aferir o grau de transparência na gestão da coisa pública.

Na região sul, o inquérito abrangeu os municípios de Maputo, Matola, Xai-Xai e Inhambane. No centro, os da Beira, Chimoio, Gondola, Quelimane e Mocuba, enquanto, no norte, foram escolhidas as autarquias de Nampula, Nacala, Lichinga, Cuamba e Montepuez.

Destes, segundo Baltazar Fael, um dos pesquisadores do CIP que encabeçou o estudo, apenas dois demonstraram ter boa gestão da coisa pública, o que é comprovado pela disponibilização, através de várias plataformas digitais, das suas realizações.

“Um deles é o Município de Chimoio que está a dar claramente passos bastante largos nessa matéria de gestão da coisa pública e transparência de informação. Outro é o Município de Mocuba que também tem um sistema de informação bastante eficiente e moderno”, disse Fael, para quem estes dois municípios devem servir de bandeira no país.

Por outro lado, o investigador disse haver uma aparente falta de interesse nalguns municípios em disponibilizar a informação sobre a sua gestão aos munícipes.

“Não é feito investimento nestas questões de informação nos conselhos autárquicos. Em muitos casos, a resposta que obtivemos é que os municípios ainda estão em fase de criação, mas todos sabemos que os municípios foram instalados há bastante tempo e, hoje, estaríamos na fase de consolidação”, disse.

O estudo que culminou com o relatório de transparência dos conselhos autárquicos teve lugar entre Setembro de 2021 a Março deste ano.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos