O País – A verdade como notícia

“Maputo Open” de ténis agita “courts” do “Tunduro”

Foto: O País

É a fase decisiva da prova, pelo menos ao nível dos singulares rapazes e raparigas sub-18. O Maputo Open de Ténis vai conhecer, sexta-feira, nos “courts” do Jardim Tunduro, os seus finalistas. Na primeira meia-final de singulares rapazes, Rui Tembe terá como adversário Noé Jemusse num confronto entre dois tenistas que se encontram no “top 4” do ranking. Amim Rosa, por sua vez, joga acesso à final da prova com Lesley Jemusse.

Ao nível de raparigas, Gabriela Wegna bate-se com Maya Ewadaba, enquanto as irmãs Lorena e Letícia Zandamela protagonizam a outra meia-final.

Os “courts” vão testemunhar a definição dos finalistas na categoria sub-13. Com efeito, Duarte Martin Moura trava argumentos com Akem Nguenha nos singulares rapazes e Martin Moura terá pela frente Prince Mhlanga.

Da partida entre Melody Lesley e Camila Wegana saíra a primeira finalista da categoria de singulares raparigas. Thaís dos Santos vai jogar com a vencedora do jogo Knaya Chonguiça e Kiyana Narcy.

Os “mais velhos”, ou seja, singulares veteranos “A” (35 A 44 anos) entram em cena também a partir desta sexta-feira.

A categoria mais esperada e atractiva, os singulares senhoras e homens começam a disputar a prova no sábado, 18 de Março. O talentoso tenista encontra-se, desde meados do ano passado, a evoluir no Cowley College, no Arkansas City, nos EUA, no quadro de uma bolsa de quatro anos. Aliás, Nhavene foi eleito o melhor atleta do mês de Outubro do Cowley College.

 

BRUNO NHAVENE E ANA VASILS: OS GRANDES AUSENTES

Vencedor da edição 2022 do Maputo Open de ténis, Bruno Nhavene será o grande ausente da prova que decorre desde o passado dia 12 de Março nos “courts” do Jardim Tunduro. Na final de 2022, Bruno Nhavene levou a melhor sobre Jaime Sigaúque na final, ao vencer por 6/3 e 6/4. Por sua vez, Ohmar Fernandes, sul-africana residente em Maputo, foi a grande vencedora na categoria de singulares senhoras, tendo para o efeito derrotado Ana Vasils por 6/3 e 6/0.

De resto, Ana Vasils, campeã nacional, não vai igualmente disputar a prova este ano, porquanto está a evoluir no Kansas, EUA, outrossim no quadro de uma bolsa de quatro anos. Vasils seguiu para os EUA depois de ter conquistado tudo o que havia para conquistar internamente, destacando-se os “nacionais” e o “Top Moz” do torneio Standard Bank Open de Ténis após vencer Ohmar Fernandes por 6-2 e 6-4. Esta prova enquadra-se no Circuito Internacional de Ténis (“ITF Men’s Circuit”) e é reconhecida pela Federação Internacional de Ténis (ITF) e pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

De recordar que, ano passado, a dupla Bruno Nhavene/Jossefa Simão venceu a final de pares homens ao bater os irmãos Jaime e Armando Sigaúque, por 6/3 7/5.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos