O País – A verdade como notícia

Manica tem maior orçamento eleitoral em relação às outras províncias até as mais populosas

A província de Manica apresenta o maior orçamento eleitoral comparativamente às outras províncias do país, incluindo as mais populosas, como Nampula e Zambézia. O director do STAE em Manica justifica que a província é a única com delegações distritais a funcionar em pleno.

A divisão do orçamento eleitoral revela que Manica tem o maior bolo de todas as províncias do país, de acordo com um documento a que o “O País” teve acesso do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) na mesma província.

São 88,9 milhões de Meticais, valor três vezes maior que o orçamento de Gaza, Nampula e Cabo Delgado, duas vezes maior que o da província mais populosa, Zambézia.

O director do STAE em Manica diz que são despesas de funcionamento que elevam o orçamento disponibilizado para a província.

“A província de Manica é a única com delegações distritais a funcionar em pleno com funcionários do quadro e efectivos em todos os 12 distritos”, disse Luciano José, director do STAE em Manica.

O STAE explica também o teor deste documento da Comissão Provincial de Eleições em Manica, segundo o qual o presidente da CNE nesta província pede esclarecimento sobre a situação dos salários dos membros dos órgãos de apoio face à Tabela Salarial Única.

No documento direccionado ao presidente da CNE a nível central, a representação provincial do órgão em Manica explica que “a falta de decisão, até aqui, da situação salarial dos membros dos órgãos de apoio à CNE, face à TSU e aliado ao facto de os funcionários do quadro do STAE terem perdido o subsídio de 87% que incrementava os seus ordenados, estamos perante um ambiente não aconselhável, ao olharmos para os desafios que temos pela frente”.

Para Luciano José, a direcção provincial, assim como nas direcções distritais, “não existe nenhum sinal de descontentamento ou pelo menos manifestação visível dos funcionários dos órgãos eleitorais. Refiro-me ao Secretariado Técnico da Administração Eleitoral no que diz respeito à Tabela Salarial Única”, avançou.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos