Moçambique necessita da experiência do Gana no processamento de recursos minerais, avançou esta tarde a presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, depois de receber em audiência o Presidente da República do Gana.
O presidente da República do Gana chegou na tarde desta sexta-feira à Assembleia da República, onde foi recebido com honras militares. Depois seguiu-se o encontro entre os dois dirigentes, que terminou com a assinatura do livro de honra.
Falando à imprensa, Esperança Bias disse que o encontro foi proveitoso.
“Ele tem uma grande experiência, tem uma grande sensibilidade em relação à actividade parlamentar, portanto, para nós foi gratificante termos aqui um presidente de um país africano, presidente de um país em que os recursos são transformados no seu próprio país de que Moçambique pode ir colher experiências, particularmente os recursos naturais, a transformação dos recursos naturais.
Antes da Assembleia da República, o presidente do Gana esteve no Município de Maputo, onde foi atribuída a chave da cidade, tornando-se assim cidadão honorário de Maputo. Na ocasião, o Edil, Eneas Comiche, agradeceu a contribuição da República do Gana para o alcance da independência em Moçambique.
O estadista ganês agradeceu a atribuição da chave da cidade de Maputo e reiterou que é importante que os dois países sigam os valores da democracia.
“Os nossos países estão comprometidos com este roteiro de desenvolvimento nos dois países. Os nossos países estão comprometidos com instituições democráticas e boa governação. Nós tomamos essa decisão seguindo a opinião guiada pelo povo”, disse.
A visita de estado de Nana Akufo-Addo a Moçambique tem a duração de dois dias.