O País – A verdade como notícia

Jovens perdem oportunidades de firmar parcerias por não formalizar negócios

Foto: O País

O secretário de Estado da Juventude e Emprego revela que a maior parte dos jovens estão a perder oportunidades de criar parcerias de negócio por não formalizar as suas ideias. Oswaldo Petersburgo falava durante o lançamento do livro “Guião do Empreendedor”, na cidade de Maputo.

A obra ora lançada é definida como uma bússola que ilustra as regras na arena de negócios, que se adequam à realidade de um empreendedor em Moçambique.

O instrumento vai ajudar, de acordo com Osvaldo Petersburgo, os jovens a resolverem um dos principais problemas que os impede de capitalizar parcerias de negócios.

“Muitas vezes, nos programas que nós temos, os jovens que nos procuram dizem que têm boas ideias, mas, quando concorrem, às vezes perdem e não conseguem oportunidades. Perdem porque das ideias boas que eles têm e aos aspectos formais destes para concorrer nestes programas, há uma grande distância. Assim, o livro vem encurtar esta distância”, ressaltou o secretário de Estado da Juventude e Emprego.

Para Petersburgo, o guião também vai permitir inspirar os jovens a empreenderem nas diversas áreas do país.

“Vem também com exemplos de outros jovens, com referências, mostrar aos jovens que é possível, sobretudo, dizer aos jovens como é que este pode fazer um plano de negócio, como concorrer a uma oportunidade que um banco comercial ou uma instituição de Estado põem ao dispor do jovens e que eles devem seguir determinados procedimentos”, ressaltou.

Na ocasião, a representante da Organização das Nações Unidas para as Mulheres instou o sector a procurar mais parcerias para as mulheres, que são a maioria dos jovens que sofrem por falta de emprego.

“As mulheres representam uma maior percentagem dos sectores da economia e foram as mais afectadas de forma negativa devido à pandemia da COVID-19. Os trabalhadores destes sectores devem ser priorizados na resposta económica e nos esforços de cooperação”, reiterou a representante da Organização das Nações Unidas para Mulheres, Marie Kyisire.

São mais de cinco mil exemplares que serão distribuídos a nível nacional. O livro também estará disponível em formato electrónico na página da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos