No âmbito do fundo de apoio a iniciativas juvenis, o secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, reiterou, hoje, em Maputo, que ainda este ano o mesmo fundo vai abranger quatro províncias do país no contexto do programa “emprega”, através do qual serão igualmente atribuídas bolsas para formação profissional de jovens.
O secretário de Estado da Juventude e Emprego falou, esta sexta-feira, perante jovens delegados de todo o país, que participaram na assembleia-geral da Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique (AEFUM), numa altura em que a agremiação celebra 15 anos da sua criação.
Oswaldo Petersburgo interagiu com o grupo e explicou as oportunidades de emprego que o Governo está a criar para a juventude.
“Esta nova abordagem de emprego, em 2020, irá abranger as provincias de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia e Sofala. Nestas provincias [a iniciativa] irá abranger 20 distritos. Esta nova abordagem traz uma instituição intermediária de crédito, ou seja, um banco. O programa “emprega” começa com fundos de apoio a inicitivas juvenis e próximo irá expandir com bolsas para formação profissional. Terá também um plano de negócios para pequenas e médias empresas. Esperamos envolver 10 mil pequenas e médias empresas e os vencedores podem ter oportunidade de ganhar uma subvenção de até 24 mil dólares norte-americanos não reembolsáveis”, explicou o governante.
Durante os 15 anos de existência da AEFUM foram enviados para a província de Maputo, no contexto do programa “Férias Desenvolvendo o Distrito” 1.050 finalistas. Deste número, 182 tiveram emprego no sector público e privado, segundo avançou o governador da província de Maputo, Júlio Parruque.
“Nós estamos a projectar, para o próximo ano, a criação de cerca de 30 mil postos de emprego e trabalho. Esperamos ter os finalistas a ocuparem estas oportunidades de emprego”, afirmou o governador.
Os parceiros da AEFUM, representados pelo Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores, apontam os ganhos trazidos pelo programa “Feira Desenvolvendo o Distrito” tendo deixado garantias da continuidade da parceria com aquela agremiação estudantil.
A assembleia-geral da AEFUM decorreu na Ponta de Ouro, no distrito de Matutuíne, na província de Maputo. Foram eleitos novos órgãos sociais da AEFUM, para o próximo ciclo de direcção.