O País – A verdade como notícia

INAM alerta para agitação marítima e descida da temperatura no Sul até quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para ventos fortes com rajadas até 70 quilómetros por hora, que deverão causar ondas com cinco metros de altura nas zonas costeiras da região Sul do país. O sistema vai ditar a descida acentuada das temperaturas.

O INAM emitiu, esta terça-feira, um aviso à população para quarta e quinta-feira devido à previsão de ventos e agitação marítima no Sul do país.

Os ventos fortes, que vão agitar o estado do mar e gerar ondas prejudiciais à navegação marítima, serão registados em praticamente todos os distritos de Maputo, Gaza e Inhambane.

“Este sistema vai causar ondulação no mar, de cinco metros de altura”, avança o meteorologista Arsénio Mindo. Por isso mesmo, o INAM chama a atenção para que as pessoas evitem fazer-se ao mar, devido aos ventos fortes e que igualmente não sejam levadas ao mar pequenas embarcações.

A previsão do INAM aponta igualmente para uma descida acentuada, até quinta-feira, das temperaturas, em especial das máximas, na ordem dos 10 a 12 graus Celsius.

“Teremos uma descida acentuada da temperatura máxima, com previsões como 20 e 22 graus Celsius nas próximas 48 horas. Vamos ter também ventos com rajadas fortes.”

Com base na análise do Instituto Nacional de Meteorologia, a frente fria vai prevalecer durante dois dias. Para o fim-de-semana, é esperado para o Sul do país céu parcialmente nublado a limpo. No Centro e Norte, as temperaturas deverão manter-se os últimos registos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos