O País – A verdade como notícia

Imundície caracteriza o maior mercado grossista do país nos primeiros dias de 2024

Lixo, águas estagnadas e mau cheiro caracterizam o mercado grossista do Zimpeto, na cidade de Maputo, depois da azáfama das festas de Natal e de fim de ano. 

As chuva que caíram, nos últimos dias, influenciaram o cenário, criando pequenas poças de água que exalam mau cheiro e criam paisagens pouco apreciáveis.

O maior mercado do país está, literalmente, às moscas. O lixo divide espaço com produtos frescos, “um atentado à saúde pública”, consideram alguns clientes que em meio à imundície compram produtos frescos e pôr sinal, os mais fáceis de contaminar, como o tomate.

Os vendedores culpam a gestão do mercado pela imundície e acusam o Conselho Municipal de não recolher os resíduos com frequência.

A gestão do mercado admite ter vacilado na limpeza do lixo durante o mês de Dezembro, por causa da azáfama que foi responder a procura durante a preparação para as festas de natal e de fim de ano. Por outro lado, fala de falta de consciência dos vendedores que “deixam os resíduos no chão, de qualquer maneira”, disse Hermenegildo Rui, presidente dos importadores de produtos frescos.

Quanto aos preços dos produtos frescos, estes mantêm-se. A caixa de tomate, por exemplo, custa entre 600 e 800 meticais.

 Há, entretanto, fraca adesão dos clientes, considerada normal para esta época do ano, tendo em conta a extensão da quadra-festiva e as férias que muitos gozam a esta altura.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos