O País – A verdade como notícia

“Chapeiros” paralisam suas actividades na cidade e província de Maputo

Transportadores semi-colectivos de passageiros paralisam actividades devido à subida do preço dos combustíveis na cidade e província de Maputo.

“Chapeiros” paralisam atividades, esta segunda-feira, em várias rotas da cidade e província de Maputo, devido à subida do preço dos combustíveis, e exigem que a tarifa seja aumentada.

Há rumores de que a greve de transporte se terá iniciado por volta das 5 horas da manhã e os passageiros, que pretendiam chegar ao seu destino, ficaram prejudicados, porque vários “chapeiros” entram e saem do terminal sem transportar ninguém.

Isabel Caduja, passageira e residente no bairro Agostinho Neto, está no terminal de Zimpeto há mais de 5 horas e pretende chegar a 25 de Junho, mas não há transporte que a leve, a mesma defende que os “chapeiros” não querem aumento da tarifa por vontade própria.

“Quero acreditar que os “chapeiros” não querem que o preço do “chapa” suba por vontade própria, mas sim para chamar a atenção  do governo para uma possível análise do assunto, porque a situação está difícil.”

O representante da cooperativa dos transportadores, Nasmudune Omar, reclama da subida do preço dos combustíveis.

“O combustível subiu três vezes, a tarifa de transporte subiu uma vez, e esta subida está mais sufocante que nunca, pelo que os transportadores já não conseguem fazer receita. Além disso, o mesmo dinheiro é distribuído ao longo da estrada para a polícia. Sobe o preço dos combustíveis e, logo no dia seguinte, temos o INATRO na estrada. Como é que este transportador, que já vem sufocado, vai trabalhar?

Queremos que o Governo faça um reajuste e, enquanto isso não acontece, não vamos colocar os carros na estrada  e o povo vai continuar a sofrer” disse o representante dos transportadores.

Estudantes e trabalhadores tiveram de percorrer quilómetros de distância enquanto os “chapeiros” garantiam que não retomariam as actividades com o actual custo dos combustíveis.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos