A Coreia do Norte realizou esta terça-feira dois disparos de projécteis não identificados, um dia depois de propor a retomada, no final de Setembro, das negociações com os Estados Unidos, anunciou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Segundo a agência, que cita fontes militares, Pyongyang disparou dois “projéteis não identificados”, no primeiro teste deste tipo desde julho. De acordo com o Estado Maior da vizinha Coreia do Sul, os lançamentos ocorreram na província de Pyongan do Sul em direcção a leste e aconteceram às 6h53 e 7h12 (horário local).
Sobre os disparos, o Governo de Kim Jong-un ainda não se pronunciou. Em declarações recentes sobre outros testes, o governo norte-coreano disse que o desenvolvimento de novas armas tinha como objectivo conter "ameaças militares" contra o país.
Não está claro, com exatidão, onde os projéteis caíram, mas supõe-se que caído no Mar do Japão, também chamado de Mar do Leste, escreve a agência Yonhap. O governo japonês afirmou, logo após os lançamentos, que não há registo de ameaça ao seu território.
O teste desta terça-feira é mais um de uma série de lançamentos feitos pela Coreia do Norte desde o fim de Julho, todos direcionados ao Mar do Japão.