O País – A verdade como notícia

Abertura da VIII sessão ordinária do parlamento marcada pela ausência da Renamo e do MDM

Tiveram início hoje os trabalhos da VIII sessão ordinária do parlamento. Os deputados da Renamo, tal como já tinham informado, não se fizeram presentes. No discurso de abertura, a presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, saudou os moçambicanos pela forma pacífica e ordeira com que votaram no dia 11 de Outubro.

“Lamentamos os actos que levaram a ferimentos de alguns cidadãos. Que o ambiente de calma e tranquilidade que caracterizou a campanha e a votação prevaleçam. Aguardemos serenamente a divulgação dos resultados pelas autoridades competentes”, apelou. 

Bias disse ainda que é urgente tomar medidas para mitigar os riscos de desastres naturais.

“Encorajamos o INGD a apostar nas medidas de prevenção”, disse.

A presidente da Assembleia da República também manifestou preocupação em relação à ocorrência de acidentes de viação, que “ceifam a vida de vários moçambicanos”.

Esperança Bias lamentou a morte de Alice Mabota e destacou que ela se notabilizou na defesa dos direitos humanos.

Inicialmente, o rol de matérias desta sessão parlamentar, que deverá encerrar-se no dia 20 de Dezembro próximo, tem como destaque as Informações Anuais do Chefe do Estado sobre a situação geral da nação e do Provedor da Justiça, a apreciação e aprovação das propostas do Plano Económico e Social (PES) e da lei que aprova o Orçamento do Estado (OE), ambos documentos para 2019, bem como as sessões de informações e perguntas ao Governo sobre assuntos candentes da actualidade nacional.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos