O País – A verdade como notícia

Zimbabwe vai abater 200 elefantes devido à seca

Zimbabwe irá abater 200 elefantes devido à seca sem precedentes que levou à escassez de alimentos, ao mesmo tempo que regista uma crescente população de animais.

O ministro do Ambiente do Zimbabwe disse, esta semana, no parlamento do país, que há mais elefantes do que se necessita.

Assim, o governo instruiu a Autoridade de Parques e Vida Selvagem do Zimbabwe, a iniciar o processo de abate de 200 paquidermes, para fazer face à seca que originou a escassez de alimentos, ao mesmo tempo que se regista uma crescente população de animais.

A Autoridade de Parques e Vida Selvagem do Zimbabwe disse que os elefantes em causa serão caçados nas áreas onde entraram em confronto com humanos, incluindo no lar da maior reserva natural do país, com um número de elefantes mais de quatro vezes da sua capacidade.

O Zimbabwe tem cerca de cem mil elefantes e tem a segunda maior população destes animais do mundo, depois do Botswana.

O Zimbabwe abateu elefantes pela última vez em 1988. A vizinha Namíbia já abateu mais de 700 elefantes para fazer face à sua pior seca em décadas.

O Zimbabwe e a Namíbia estão entre uma série de países da África Austral que declararam estado de emergência devido à seca.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos