O País – A verdade como notícia

Zimbabwe celebra 38 anos da independência

Sob o lema “Restauração sócio económica e reintegração internacional”, os zimbabweanos celebram a vitória conquistada a 18 de Abril de 1980.

A governadora da província de Manicaland, que interveio por ocasião da passagem da data, considerou que o desafio do novo governo é facilitar investimentos para a recuperação da economia devastada ao longo dos 37 anos da liderança de Robert Mugabe. ”O que aconteceu é que ao longo dos 37 anos, Zimbabwe foi governado pelo mesmo presidente. Há muita coisa que ficou desorganizada na era do ex-presidente. Alguns tiraram proveito da sua idade avançada e desvirtuaram os propósitos da independência. É tempo de esquecermos o passado. Esta é nova era em que precisamos dos países vizinhos, queremos melhorar nos sectores de agricultura, indústria, entre outros sectores”, afirmou Mónica Matswangua, governadora de Manicaland.

Por seu turno, o governador de Manica, Alberto Mondlane, presente nas celebrações, destacou o papel de Moçambique no processo de libertação de Zimbabwe.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos