A equipa da Yango, uma plataforma digital internacional, reuniu-se, semana passada, com o Ministério dos Transportes e o Presidente da Confederação das Associações Económicas (CTA), com objectivo de demonstrar às autoridades moçambicanas como vai revolucionar a mobilidade urbana do país.
Tecnologia de ponta e compromisso com parcerias com empresas locais são a chave para oferecer aos usuários um serviço acessível, eficaz e ágil.
Em circulação nas ruas de Maputo desde o início de Novembro, em parceria com operadores locais, Yango apresentou, esta semana, às autoridades e aos empresários a tecnologia única de mobilidade que se desloca rapidamente a um custo muito vantajoso.
Ao longo da semana, Anton Zykov, Chefe das Relações Governamentais da Yango, reuniu-se com o Presidente da Confederação dos Empresários de Moçambique, Agostinho Vuma, com o Director Nacional dos Transportes e Comunicações, Fernando Sebastião Ouana, com o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche, e outras autoridades municipais e governamentais.
Nessa reunião, Zykov enfatizou que a Yango não é uma operadora de transporte, mas uma empresa de tecnologia da informação que fornece uma plataforma para optimizar o serviço de empresas de transporte, bem como associações de táxi. Nesse sentido, demonstrou absoluta abertura para estreitar relações com empresas e entidades diversas, entre os quais a Associação de Táxis de Maputo, com quem formalizou esta semana a intenção de estabelecer uma parceria.
Além de promover a qualidade e a acessibilidade do transporte urbano, o Yango’s Chefe de Relações Governamentais destacou que as parcerias entre a plataforma e os operadores locais ajudarão a criar oportunidades de autoemprego para jovens que precisam de uma actividade económica em que todos saiam a ganhar.
A lista de oportunidades da Yango, apresentada esta semana, inclui a vontade da plataforma de atrair investidores estrangeiros interessados no sector e fazer a ponte entre instituições de crédito internacionais e empresas locais interessadas em renovar frotas de táxis.
Mecanismos de segurança, como a possibilidade de partilha de itinerários em tempo real, acesso à informação de táxis e motoristas e uma tecnologia que monitoriza o estilo de condução dos condutores, que demonstraram interesse na proposta da plataforma, foram também apresentados às autoridades moçambicanas.
Além de Moçambique, os serviços digitais Yango capacitam parceiros locais na Argélia, Angola, Costa do Marfim, Gana, Camarões, Senegal, Zâmbia, Congo Brazzaville, República Democrática do Congo. A empresa está presente em mais de 20 países em diferentes regiões do mundo, incluindo Europa, Ásia Central e Oriente Médio.