O País – A verdade como notícia

Viagens para África do Sul podem ser retomadas na próxima semana

Foto: O País

Os transportadores rodoviários internacionais podem retomar a actividade na próxima semana, 25 dias após terem paralisado as viagens devido à onda de queima de autocarros com matrícula moçambicana e à queda de uma ponte na via alternativa, em Namaacha.

Para fugir da onda de queima de carros com matrícula moçambicana na África do Sul, os transportadores optavam por usar a estrada que passava pelo cruzamento de Goba, em Namaacha, passando pela Swazilândia para, por fim, chegar a Durban.

Com o desabamento da ponte sobre o rio Kalachane, na localidade de Impaputo, em Namaacha, os transportadores ficaram sem opções e suspenderam as viagens no dia 10 deste mês. 25 Dias depois, as viagens podem ser retomadas, de acordo com o presidente da Associação dos Transportadores Rodoviários Internacionais da Baixa, Fernando Lopes.

“Mas enquanto não houver decisão contrária, vamos, a partir de segunda ou terça-feira, ter que voltar a usar a via Goba, que tínhamos parado de usar por causa da queda das pontes de Impaputo e de Boane”, explicou.

Em relação à onda de incêndios na África do Sul, os transportadores dizem ainda não ter recebido nenhuma informação dos governos envolvidos. Na segunda-feira, os governos de Moçambique e da África do Sul voltam a reunir-se, e os transportadores esperam que seja abordada esta questão.

“Nós fomos convidados para este encontro. É uma reunião que acontece anualmente, geralmente no mês de Março, mas desta vez foi antecipada por causa desta situação. Vai ter que se falar disso, de uma ou de outra maneira.”

O último ataque a autocarro de matrícula moçambicana naÁfrica do Sul ocorreu há cerca de três semanas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos