O País – A verdade como notícia

UP-Maputo quer massificar uso de energias renováveis na produção de alimentos

A Universidade Pedagógica de Maputo quer massificar a produção sustentável de alimentos por meio de energias renováveis. Nesta quinta-feira, mais de 30 alunos foram capacitados sobre a matéria, no âmbito das comemorações do 01 de Junho, Dia Internacional da Criança.

Mais de 30 alunos de diferentes escolas primárias e secundárias da cidade de Maputo deslocaram-se, esta quinta-feira, ao Centro de Pesquisa, Treinamento e Produção Sustentável de Alimentos da Universidade Pedagógica de Maputo, no distrito de Marracuene.

O objectivo era capacitá-los em matérias de produção sustentável de alimentos, com recurso ao uso de energias renováveis. Trata-se de uma iniciativa que se enquadra nas comemorações do 01 de Junho, Dia Internacional da Criança.

No local, os petizes aprenderam, na prática, o plantio de sementes e os seus benefícios nutritivos para a saúde, segundo disse Tayla Maguegy, aluna da Escola Portuguesa. “Aprendemos diversas técnicas que dizem respeito a energias renováveis, que é algo tão importante, tendo em conta que as questões climáticas influenciam a todos. Por isso, esperamos que as técnicas possam ser usadas de forma mais abrangente não só no país, mas em todo o mundo”, disse a aluna.

Da teoria à prática, a aula foi ao ar livre e em contacto directo com o solo. O objectivo era ver de perto, aprender e com suas próprias mãos introduzir sementes no solo para a produção de alimentos. O espaço serviu para interacção entre os alunos e os agricultores, para colocação de perguntas e respostas.

A iniciativa é da Universidade Pedagógica de Maputo, que pretende, através do Centro de Pesquisa, Treinamento e Produção Sustentável de Alimentos, massificar o uso de energias renováveis.

“A Universidade Pedagógica de Maputo tem como um dos desafios contribuir para o desenvolvimento sustentável, no âmbito da transição energética. Tratando-se do Dia da Criança, procuramos proporcionar-lhes um dia diferente”, explicou Urânio Mahanjane, docente da Universidade Pedagógica de Maputo.

Uma experiência única que marca o Dia Internacional da Criança. No local houve também plantio de árvores e lições sobre a importância das frutas para o organismo.

Este ano, o Dia Internacional da Criança é comemorado sob o lema “Por uma sociedade comprometida com a protecção da criança”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos