Pelo menos 32 mil pessoas já beneficiaram do projecto Sustenta lançado em 2017 pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural. Este número supera a meta de 20 mil pessoas definidas para a primeira fase. Os dados foram avançados na abertura do IV conselho coordenador do ministério.
No seu discurso de abertura, o ministro do pelouro, Celso Correia, falou dos resultados alcançados nas áreas de ordenamento territorial, conservação, ambiente, gestão de florestas e desenvolvimento rural. Nesta última componente, o destaque vai para o “Projecto Sustenta” lançado no ano passado , que superou as metas previstas.
Através do programa Terra Segura o Governo definiu como meta a atribuição de cinco milhões de Direitos de Uso e Aproveitamento de Terra às comunidades até ao final de 2019. Até ao momento só foram atribuídos pouco mais de 600 mil DUAT´s, mas Correia assegura que o objectivo será alcançado por via de uma parceria feita com o banco mundial.
O evento que acontece sob o lema comunidades no centro do desenvolvimento socioeconómico inclusivo, tem a duração de dois dias, sendo que no segundo será feita uma jornada de limpeza na praia pelos participantes do quarto conselho coordenador, que acontece pela primeira vez numa reserva marinha.