O Campo do ferroviário de Gondola recebeu em campo duas equipas que procuram vencer a partida, os donos de casa a lutarem para sair da zona mediana do campeonato e os guerreiros de Chibuto a procurar enquadramento no lugar de topo.
As duas formações entraram em campo ávidas em inaugurar o marcador, vai daí que Mauta da UP aos cinco minutos recebe a bola de Maré e chuta para a baliza de Tchando, valendo aqui a atenção do guarda-redes de Chibuto.
E no minuto 15, mesmo com a UP que desde o início teve melhor posse de bola, Chibuto surpreende num contra-ataque rápido por intermédio de Sande e faz o primeiro golo. Balde de água fria no Estádio Nicolau Cardoso.
Com o golo de Chibuto, a UP acelera a pressão, até que aos 17 minutos num cruzamento de Roger, Félix nUM cabeceamento faz o golo de empate.
A partir daí, a partida fica mais equilibrada, com as duas equipas a procurar inverter o resultado, mas que não se alterou até ao final da primeira parte.
Na segunda parte, as duas equipas entram a jogar mais com a cabeça do que com os pés, até que no minuto oitenta Mauta, acumula dois cartões amarelos, valendo-lhe uma expulsão, passando assim a UP a ombrear com menos uma unidade.
Mas mesmo assim, os académicos insistiam em dar aulas de futebol ao Chibuto, que teimava em não acatar a matéria, até que terminou a partida com o empate.