O País – A verdade como notícia

Trump vai hoje a tribunal para audiência histórica em caso de documentos secretos

Foto: New York Post

O ex-Presidente norte-americano Donald Trump comparece hoje num tribunal federal em Miami para uma audiência, após ter sido formalmente acusado de 37 crimes relacionados com manipulação de documentos secretos da Casa-Branca.

Em mais um escândalo, Donald Trump tornou-se na semana passada o primeiro ex-Presidente dos Estados Unidos a ser indiciado criminalmente por uma justiça federal, por se ter apropriado ilegalmente de documentos confidenciais e ter dificultado os esforços do Departamento de Justiça para recuperar esses registos.

Ao contrário do caso que corre no Estado de Nova Iorque, tido como pouco significante, as acusações feitas agora pelo Departamento de Justiça dizem respeito a uma conduta que pode ter colocado em risco a segurança nacional, o que pode implicar uma pena de prisão.

A sessão está marcada para as 15h00, hora local, 21h00 em Maputo, num tribunal federal em Miami, na Florida, estado onde Trump reside e onde tem uma forte base de apoiantes.

Na audiência de hoje, é esperado que o candidato republicano se declare inocente, após ouvir os 37 crimes federais dos quais é acusado.

Há nove meses, o Departamento de Justiça da Flórida revelou que o ex-Presidente tinha tirado da Casa-Branca, após perder nas eleições presidenciais, em 2021, dezenas de caixas, onde se encontravam cerca de 200 documentos classificados, incluindo segredos nucleares norte-americanos e um plano de ataque militar contra uma potência estrangeira.

Trump já era o primeiro Presidente a ser acusado formalmente, quando em Março foi implicado no caso de subornos a uma atriz pornográfica.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos