O País – A verdade como notícia

banner_02

“Trombeta dos Anjos” leva ao internamento de jovens em Chimoio

Quarenta e cinco pessoas, entre jovens e adolescentes, foram internadas no hospital provincial de Chimoio, em Manica, devido ao consumo de uma flor designada Trombeta dos Anjos ou Rainha da Noite. A designação “trombeta dos anjos” deve-se ao formato da flor que se assemelha a de uma trombeta, e anjos é, mesmo, pela cor branca.

Vasco (nome fictício), de 16 anos, é um dos jovens que foi levado ao hospital depois de consumir o chá da Trombeta dos Anjos. O adolescente conta que provou o chá por influência de um amigo, porém não fazia ideia dos efeitos colaterais.

“Depois de consumir, fiquei na rua a brincar com os meus colegas, mas, algum tempo depois, comecei a sentir tonturas e fiquei inconsciente. Quando acordei, comecei a ver coisas que não existem, então, minha mãe levou-me ao hospital províncial, onde fiquei por dois dias”.

O efeito do chá foi tão forte que Vasco precisou ser amarrado, visto que estava descontrolado. “Os médicos não me conseguiam controlar, então, comecei a ver crianças a trazerem faca para eu cortar as linhas”.

Vasco não foi o único, Filipe, tembém nome fictício, ficou internado devido aos efeitos da planta.

“Quando eu tomei aquele chá, comecei a sentir as vistas pesadas e senti tonturas. Depois sentei no chão e não conseguia mais levantar. Por isso, fiquei três dias no hospital provincial”.

Outros tomaram o chá para curar a sua enfermidade, sem fazer ideia do que, verdadeiramente, aconteceria. “Eu estava com dor de barriga, então meu amigo disse que aquela planta ajudaria, mas quando tomei comecei a sentir vertigens e antes de chegar à casa desmaei”.

O Hospital províncial de Chimoio confirmou, através do seu represetante Mbuyamba Tshiphuka, que houve várias internações, causadas pelo consumo da planta Trombeta dos Anjos.

“Depois de consumir essa planta, o paciente apresenta algumas manifestações psiquiátricas, como confusão mental, mudança de comportamento, delírios e alucinações. Há casos em que os pacientes apresentam problemas de visão, outros podem apresentar alguma hipertenção arterial e algumas complicações urinárias. Em alguns, o paciente pode evoluir para óbito”, disse.

A direcção provincial de combate a droga em Manica, por sua vez, diz que já tem a trombeta na lista de substâncias psico-activas. “Esta droga teve o pico do seu consumo no bairro 7 de Setembro, mas depois tivemos informação do seu consumo a nível do bairro 7 de Abril”, disse Hermínio Saíde, porta-voz do Gabinete de Combate a Droga em Manica.

Em Chimoio, esta planta pode ser encontrada em qualquer esquina, podendo ser vista em vários quintais como um instrumento decorrativo. Um homem que a tem em casa disse que durante a noite a planta exala uma aroma agradável.

“Ela dá um bom cheiro ao quintal durante a tarde, eu não sabia que tinha outras utilidades”.

A proliferação de consumo da trombeta dos anjos já chegou as instituições que administram a justiça, entretanto, a procuradoria provincial de Manica está de mãos atadas, pois a Trombeta dos Anjos não consta da lista de drogas tipificadas na lei.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos