Ferroviário de Maputo e Maxaquene protagonizam, sábado, às 18h00, no pavilhão d’A Politécnica, o jogo de destaque da 3.ª jornada do Torneio “O Treinador” em seniores masculinos. Sábado, às 18h00, no pavilhão d’A Politécnica, Ferroviário de Maputo e Maxaquene batem-se no jogo mais importante da 3ª jornada da competição.
Após um interregno de uma semana, para dar lugar à participação do Costa do Sol em jogos amigáveis em Joanesburgo, na África do Sul, e acerto de questões organizativas, o Torneio “O Treinador” será retomado no fim-de-semana, com a realização de jogos em seniores masculinos e femininos.
No sábado, o Ferroviário de Maputo, conjunto que partilha a liderança da prova com o Costa do Sol com quatro pontos, mede forças com o Maxaquene. Os “locomotivas”, orientados por Horácio Joaquim Martins, procuram manter a sua invencibilidade no certame.
Na última ronda, o Ferroviário de Maputo venceu a A Politécnica, por 54-47. Os “tricolores” averbaram duas derrotas no certame, sendo que a primeira foi diante do Maxaquene, por 57-33. Na 2ª jornada, o conjunto de Hermínio Changule caiu aos pés do Costa do Sol “B”, com quem perdeu por 80-78.
A anteceder esta partida, o Costa do Sol “B” (constituído por atletas que, em Janeiro último, foram campeões nacionais de juniores) vai travar argumentos com as Águias Especiais. Neste duelo, a juventude canarinha vai procurar impor a sua ousadia e versatilidade na quadra.
Ainda a contar para a 3.ª jornada da prova, em masculinos, a equipa principal do Costa do Sol vai jogar na sexta-feira, às 18h00, com a A Politécnica. Os “canarinhos” partem para este jogo rodados, porquanto fizeram alguns jogos no último fim-de-semana com o Cape Town Tigers, campeão sul-africano que vai disputar dentro de dias a Liga Africana de Basquetebol (BAL).
Ao nível dos seniores femininos, roda a 2ª jornada com a A Politécnica a jogar com o Costa do Sol, sexta-feira, às 18h00, no pavilhão da primeira formação. O Costa do Sol, campeão nacional, é claramente favorito a alcançar a vitória nesta partida.
Já no sábado, às 14h00, a A Politécnica “B” mede forças com a Lázio. O Torneio “O Treinador” surge como alternativa para a falta de provas na capital do país. Sem árbitros oficiais a apitarem, a organização recorreu aos serviços de alguns juízes reformados. As equipas responsabilizam-se pelo pagamento imediato do valor de 900 Meticais aos árbitros, pessoal de mesa e também para a manutenção do pavilhão.
“NACIONAL” DA II DIVISÃO DA CIDADE DE MAPUTO ARRANCA NO SÁBADO
É já no sábado que se vai dar o pontapé de saída do Campeonato Nacional da II Divisão da Cidade de Maputo.
O certame vai movimentar 15 formações que se vão bater num sistema de todos contra todos em duas voltas, sendo que depois terá lugar a segunda fase da prova, que comporta mais cinco jogos nos quais serão encontrados representantes da zona sul na “poule” de apuramento ao Moçambola 2024.
O regulamento da prova não prevê a participação na “poule” de apuramento ao Campeonato Nacional de Futebol dos clubes que participam no “nacional” da II divisão com as respectivas equipas “B”.
O sorteio da prova, realizado há dias na sede da Associação de Futebol da Cidade de Maputo, ditou que na 1.ª jornada o Costa do Sol “B” vai medir forças com a Académica, enquanto o Estrela Vermelha mede forças com Racing.
Já a Liga Desportiva de Maputo terá pela frente o Ferroviário “B” e a Associação Black Bulls “B” defronta o Ferroviário das Mahotas. Assinalem-se ainda os duelos entre o Matchedje “B” e o 1º de Maio e Mahafil vs Águias Especiais.
O histórico Maxaquene fica de fora devido ao número ímpar de equipas. Há ainda a destacar a partida entre as equipas do Desportivo Maputo e Vulcano, esta última que viu o seu treinador principal Abineiro Ussaca rumar para a equipa principal do Matchedje.
Na 2.ª jornada, teremos os duelos Racing vs Costa do Sol, Ferroviário “B” vs Estrela Vermelha, Matchedje “B” vs Liga Desportiva de Maputo, Desportivo vs 1º de Maio, Ferroviário das Mahotas vs Vulcano, Associação Black Bulls vs Águias Especiais e Maxaquene vs Mahafil. A Académica ficará de fora nesta ronda.
Serve de referência lembrar que, ano passado, a equipa “B” da Associação Black Bulls terminou na 1ª posição no Campeonato Nacional da II Divisão da Cidade de Maputo, seguida do Matchedje e Estrela Vermelha. Entretanto, arrancou semana passada o Torneio de Abertura nos escalões de infantis, iniciados, juvenis e juniores.
CHIBUTO CONQUISTA SUPERTAÇA PROVINCIAL DE GAZA
O Clube do Chibuto sagrou-se, domingo, vencedor da edição 2023 da Supertaça Provincial de Gaza após Ferroviário de Gaza, por 1-0. O único golo da partida foi apontado aos 57 minutos por intermédio de Fernando.
Os “Guerreiros” de Gaza vêm conquistado esta competição desde 2012. Segue-se o Torneio de Abertura, competição que contará com a participação de cinco equipas, nomeadamente Ferroviário de Gaza, Clube de Chibuto, Águias Especiais, Penitenciária de Mabalane e Clube de Gaza.