Costa do Sol e Ferroviário de Maputo lideram, ambos com quatro pontos, o torneio de basquetebol sénior masculino “O Treinador”, prova alternativa para dar rodagem aos atletas da capital. Sábado, o Costa do Sol derrotou as Águias Especiais (68-49), enquanto o Ferroviário de Maputo venceu A Politécnica, por 54-47.
Costa do Sol e Ferroviário de Maputo continuam em destaque no torneio de basquetebol em seniores masculinos “O Treinador”, prova que no fim-de-semana rodou a 2.ª jornada.
Os “canarinhos”, orientados por Miguel Guambe, não tiveram dificuldades para levar de vencida as Águias Especiais, impondo-se na quadra com expressivos 68-49.
Nesta partida, disputada no pavilhão de A Politécnica, o Costa do Sol controlou todos os quartos do jogo com os parciais de 15-7, 14-12, 18-16 e 21-14.
Esta foi a segunda vitória dos campeões da cidade de basquetebol nesta competição, depois de terem derrotado, na 1ª jornada, a sua equipa do escalão sub-20 por 80-56.
Já o Ferroviário de Maputo, vice-campeão da cidade, derrotou A Politécnica por sete pontos, ou seja, 54-47.
Os “locomotivas” da capital alcançaram, também, a sua segunda vitória na prova, uma vez que derrotaram, na jornada de estreia, as Águias Especiais por 89-66.
A Politécnica, por sua vez, averbou a primeira derrota depois de ter superado o Maxaquene, por 57-33. No duelo entre a equipa sub-20 do Costa do Sol e o Maxaquene, houve registo de equilíbrio. Os “miúdos” canarinhos venceram por dois pontos: 80-78.
O ESTRANHO COMUNICADO DA FMB
Com o mês de Março já terminado, a Federação Moçambicana de Basquetebol tirou o comunicado oficial Nr. º 1, no qual dá a conhecer que a época abre justamente no terceiro mês do ano e termina em Dezembro próximo!
O certo é que na nota da FMB se percebe um lapso por parte da agremiação, uma vez que é do conhecimento público que não há nenhuma prova oficial de basquetebol na capital do país até agora.
A falta de provas oficiais está relacionada a uma dívida de 130 mil Meticais aos árbitros e oficiais de mesa. De resto, os árbitros vincaram que sem o pagamento do referido valor, justo, não irão apitar jogos.
A Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo, essa, refere que há clubes que ainda não pagaram valores referentes à filiação para esta temporada, bem como apresentam dívidas relativamente ao ano passado na ordem de cerca de 700 mil Meticais.
SHENIDY TSENAME É (TAMBÉM) MEDALHA DE BRONZE NO OPEN DE ANGOLA
Foi uma prova irrepreensível para a judoca moçambicana Shenidy Tsemane. No Open de Judo de Luanda, Angola, a nova coqueluche do judo moçambicano teve um saldo de duas medalhas, sendo uma de ouro na categoria de -57kg, nos juniores, e outra de bronze, nos seniores.
Shenidy Tsemane teve forças e agilidade para contrapor, domingo, a angolana Noémia Elisabeth Zinga Bundy e fechou a sua participação na prova com a subida aos lugares de pódio.
Na sexta-feira, a talentosa judoca conquistou a medalha de ouro nos cadetes ao derrotar Piedade Yola, adversária angolana.
Tsemane deu claros sinais de crescimento e de uma atleta a ter em conta, depois de, no ano passado, ter chegado a Nairobi, Quénia, e conquistado a medalha de ouro no Campeonato Africano de juniores na categoria de 57kg.
Já a experiente judoca Jacira Ferreira terminou a prova na 5ª posição no Open Internacional de Judo de Angola.
Bolseira e aspirante a marcar presença nos Jogos Olímpicos, Jacira Ferreira conquistou, em Março último, a medalha de bronze no Open de Argel, evento que pontuava para o Campeonato do Mundo e também entrava nas contas de apuramento para as olimpíadas de Paris, em 2024.
Jacira Ferreira, que combateu na categoria dos -52kg, derrotou nos quartos-de-final a argelina Chir Abdellaoui.
Já nas meias-finais, e na luta por uma vaga na grande final, Jacira Ferreira perdeu com a senegalesa Lea Buet, mas assegurou a conquista da medalha de bronze.