O País – A verdade como notícia

STV celebra 16 anos focada no digital como a grande aposta

A STV, maior grupo de media no país, celebrou esta quinta-feira 16 anos de existência. Para celebrar a efeméride, membros do Conselho de Administração, Administradores e trabalhadores afectos à sede da empresa, na cidade do Maputo, juntaram-se num breve convívio e brinde para marcar a passagem da histórica data.

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da SOICO, grupo proprietário do canal STV, dirigiu a celebração, descrevendo os 16 anos da televisão, destacando o crescimento e os desafios pela frente, que tem no digital, a grande aposta.

“Ainda não estou satisfeito. Fizemos uma trajectória de sucesso, de muito trabalho, com altos e baixos, mas que nos orgulha bastante. Mas o nosso sonho é subir para outros patamares, para novos horizontes e novos desafios”, disse, apontando a digitalização como o maior de todos.

“ O desafio da digitalização está aí à porta e nós temos que ser diferenciadores, inovadores, liderantes, e isso só é possível se tivermos recursos humanos capazes, motivados e bem enquadrados”, explicou, deixando a seguir uma garantia.

“Vamos fazer por isso”, frisou, destacando o que será doravante, a aposta do Conselho de Administração para a nova caminhada.

“Enquanto desenvolvemos toda uma estratégia de digitalização e da transformação organizacional do grupo, na procura de excelência, baseada na sustentabilidade perene. E vamos conseguir, com trabalho colectivo e de equipa”, concluiu.

Radiografia dos 16 anos

Convidado pelo PCA do grupo SOICO para fazer a resenha dos 16 anos, Jeremias Langa COO (Chief Operating Officer) do grupo, destacou alguns momentos marcantes desta caminhada, com destaque para a situação económica adversa que nos últimos três anos vem marcando a conjuntura nacional.

“Fazer televisão tem sido um desafio enorme porque a nossa realidade económica é suis generis. Nos últimos três anos, nós temos tido grandes desafios de ordem económica, social e política. Como sabem, a nossa economia baixou de um crescimento na ordem dos 7% para 3%. Em termos de número pode não ser grande coisa, mas em termos reais é muita coisa para uma economia. Isso repercute-se na economia das empresas e na actividade dos media e nós também sentimos muito o impacto deste efeito”, frisou o COO.

Ainda assim, destacou a capacidade de resiliência que tem caracterizado o grupo SOICO.

“Apesar desta conjuntura que nós enfrentamos, conseguimos mantermo-nos em pé. Criamos a STV Play, (lançamos no ano passado) e tem sido um enorme sucesso ao longo deste tempo, temos estado a fazer investimentos notáveis na área operacional e técnica, tendo capacidade de fazer transmissão em directo de qualquer parte do país, o que é um passo enorme que queria salientar” disse, destacando também a aposta em colaboradores nacionais e a aposta em conteúdos locais que hoje ocupam 75% da grelha.

Ainda assim, Jeremias Langa frisou que ainda prevalecem desafios que precisam ser encarados de frente.

“Temos que ser capazes de enfrentar e vencer esses desafios”, frisou destacando os principais.

“Temos o desafio de melhorar a nossa qualidade de produção, o desafio de produzirmos cada vez mais conteúdos em contextos externos, o desafio de maior formação dos nossos recursos humanos, maior investimento nas condições de trabalho” avançou, destacando contudo, o desafio que norteia aquela que é a aposta do momento para o futuro.

“Temos que continuar a ser líderes de uma forma sustentável” disse, destacando os aspectos chave para a concretização desta intenção: Rigor, Responsabilidade e Trabalho”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos