O País – A verdade como notícia

Sri Lanka reabre escolas após fecho devido à falta de combustível

O Sri Lanka reabriu, hoje, parcialmente, as escolas do país, depois de terem estado fechadas durante quase um mês, devido à escassez de combustível, entretanto houve fraca afluência dos alunos.

De acordo com a Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto, a maioria dos alunos enfrenta problemas de transporte. Só apareceram menos de 50 por cento dos alunos na escola.

Já o Ministério da Educação do Sri Lanka diz que a situação não deverá prolongar-se.

“Acreditamos que o fornecimento de combustível será optimizado em cerca de duas semanas”, disse o ministro da Educação, Susil Premajayantha.

Devido à escassez de combustível que se verificou no Sri Lanka ao fim de Junho passado, houve limitação de reservas de veículos essenciais.

A falta de combustível obrigou o Governo, ao fim de Junho, a limitar as reservas a veículos essenciais, decisão que levou ao encerramento de escolas e fez com que muitas pessoas passassem a trabalhar a partir de casa.

Para minimizar o impacto, as aulas eram ministradas virtualmente, mas “eles não tiveram muito sucesso”, segundo avançou um encarregado de educação.

Por sua vez, os funcionários do Estado vão continuar a trabalhar em casa por, pelo menos, mais um mês, de acordo com uma nota emitida pela Secretaria do Serviço Civil do Sri Lanka, citada pelo Notícias ao Minuto.

O Sri Lanka está a enfrentar a pior crise económica desde a sua independência do Império Britânico em 1948, causada, em parte, por dívidas pesadas, políticas governamentais e impacto de ataques e da pandemia de COVID-19 no turismo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos