O País – A verdade como notícia

Zimbabwe pondera pedir apoio de países da SADC para combater crise energética

Foto: Notícias ao Minuto

O presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, pondera pedir apoio de países da SADC para obter electricidade, para fazer face à grave escassez de energia no seu país.

Emmerson Mnangagwa disse que o plano de envolver o que chamou de países irmãos da região da SADC, com energia a mais, era uma medida de curto prazo para atender ao déficit de electricidade que o país poderá enfrentar, até ao mês de Abril, próximo.

O déficit de energia do país também é parcialmente o efeito das mudanças climáticas, já que a queda rápida dos níveis de água na barragem de Kariba prejudicou significativamente a capacidade de geração da central eléctrica de Kariba.

O estado precário da indústria de geração de energia do Zimbabwe foi atribuído, por alguns, à má gestão e à falta de investimento na Central Térmica de Hwange e em energias renováveis.

No início deste ano, a Autoridade do Rio Zambeze ordenou a suspensão da produção de energia na barragem de Kariba devido à escassez de água. No entanto, a produção na barragem já foi retomada, com uma limitação de 300MW de um possível de 1 050MW.

Esta segunda-feira, Kariba gerou apenas 200MW, o que contribui para a fraca rede eléctrica do país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos