As cerimónias fúnebres de Winnie Madikizela-Mandela iniciaram às 09h00, em Soweto. A cerimónia, que é dirigida pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa conta com a presença dos presidentes de Congo-Kinshasa Denis Sassou Nguesso e o presidente da Namíbia, Hage Geingob, vice-presidentes do Zimbabwe e Zâmbia, primeiros-ministros de Lesotho, Madagáscar e delegações chefiadas por ministros de Angola, Gana, Libéria, Botswana, Malawi entre outros países.
Moçambique faz-se representar por uma delegação do Partido Frelimo.
Milhares de sul-africanos enchem o Orlando Stadium para se despedir daquela que o povo apelidou de ‘Mãe da Nação’ sul-africana. Por isso, para além de membros e simpatizantes do ANC, o partido Combatentes da Liberdade Económica, EFF quase ocupa uma ala do estádio, para além de outros partidos políticos menos expressivos. Aliás no programa, Julius Malema é uma das pessoas que vai discursar na cerimónia de Estado a par das filhas de Winnie e Nelson Mandela e os Chefes de Estado presentes
A Orquestra Filarmónica de Joanesburgo, o músico Shipo Hostix Mabuse e a cantora Thandiswa Mazwai vão actuar durante a cerimónia, celebrando a vida e obra de Winnie Mandela.
As 13 horas deverá acontecer o funeral.