Lutero Simango, presidente do MDM, é o candidato deste partido para as próximas eleições gerais. Simango foi proposto pela Comissão Política e a proposta foi aceite pelos órgãos sociais e os membros do Conselho Nacional.
No seu discurso, logo após a sua indicação, Simango afirmou que concorrer à Presidência da República, “é uma responsabilidade colectiva do seu partido e de todos os moçambicanos”.
Simango afirmou depois que a confiança dos membros do MDM na sua pessoa, dá-lhe “mais força e confiança para servir o partido e ir ao embate eleitoral com políticas claras para trazer de volta a esperança dos moçambicanos, com propostas claras de reformas e políticas que possam elevar os ânimos da sociedade. Queremos uma sociedade ética, dialogante, inclusiva, tolerante e sobretudo patriota. Julgamos nós que com estas ideias teremos uma economia robusta e irá por fim a exploração ilegal dos nossos recursos”.
Albano Carige, edil da Beira, um nome igualmente proposto pela Comissão Política, retirou a sua candidatura, alegando que o seu compromisso neste momento é com os beirenses. “Eles votaram na lista do MDM encabeçada por mim e iremos na íntegra nos próximos cinco anos cumprir as nossas promessas estando aqui na Beira”, garantiu Carige.