Moz girls on fire nos EUA. É um facto, que transpira o grande impacto em termos referenciais para o basquetebol indígena na terra do tio Sam: o Seward County Community College continua a ser talismã para basquetebolistas moçambicanas que se têm revelado determinantes nesta instituição.
Domingo, 24 de Fevereiro de 2019, foi dia para aferir e confirmar isso. Sílvia Veloso, Carla Covane, Bernardete Cuamba e Aquila Mucubaquire sagraram-se campeãs da conferência.
Pois é: os números não mentem, estas têm marcado a diferença e ajudado o Seward County Community College a arrancar bons resultados. Destaque para a conquista, domingo, da conferência após o Seward County Community College vencer o Hutchinson Blue Dragons, por 77-69.
Para não variar, Silvia Amadeu Veloso deu cartas. A base liderou o Seward County Community College no prolongamento, marcando nove de seus 14 pontos nesta etapa levando as “Lady Saints” a um vitória de oito pontos.
Em 34 minutos na quadra, Veloso colectou ainda seis ressaltos defensivos e contabilizou sete roubos de bola e duas assistências.
A basquetebolista nascida na Beira teve um aproveitamento de quatro em oito lançamentos de campo, zero em dois lançamentos exteriores e seis lances livres convertidos em nove tentados.
Outrossim, destaque neste jogo para Carla Covane que arrancou um duplo-duplo: 15 pontos e 17 ressaltos dos quais dez ofensivos e sete defensivos nos 37 minutos em que esteve na quadra.
Covane registou sete em 18 lançamentos de campo, um em dois na linha de lances livres e quatro “turnovers”.
Seward County Community College também contou com o contributo de outra base moçambicana, no caso Aquila Mucubaquire que marcou 12 pontos aos quais junta a oito ressaltos (quatro ofensivos e igual número defensivos).
Mucubaquire, que contabilizou 38 pontos, concretizou cinco em sete lançamentos de campo, dois em dois na linha de lances livres e zero em um lançamento exterior.
Num jogo em que esteve 20 minutos na quadra, Bernardete Cuamba fez cinco pontos, uma assistência e um roubo de bola.
Dois em cinco lançamentos de campo, um em dois na linha de lances livres e zero em um tiro exterior foram os registos de Bernardete Cuamba.
Destaque para Lexi Hernandez que contabilizou 17 pontos neste jogo. As “Lady Saints”, que ampliaram a sua série de vitórias para 22 jogos, melhoram o seu registo para 20-1 em jogo da conferência e 28-2 no geral.
O Seward County Community College venceu 50 partidas seguidas em casa e 42 jogos seguidos em casa contra adversários do Jayhawk.
Seward County Community College mostrou agressividade desde cedo e liderou em oito pontos no primeiro quarto e aumentou sua vantagem para 15 no segundo.
As “Blue Dragons” acertaram um tiro exterior, no segundo quarto, que permitiu reduzir para oito pontos a desvantagem ao cabo dos dois primeiros quartos: 36- 28.
O “conjunto” das moçambicanas não conseguiu abalar Hutchinson, que aproveitou o quarto período para fazer um parcial de 16/11 e empatar o jogo 62-62.
As moçambicanas irão jogar, sábado, com o vencedor do jogo Dodge City-Cloud County nos quartos-de-final do torneio “Region VI womens division one” no sábado às 19h00 de Maputo, na Hartman Arena