O Secretário Permanente Provincial de Nampula diz que um país que se preze investe muito na educação. O discurso do dirigente contradiz com a realidade daquela província onde 50 por cento das salas de aula do ensino primário são de construção precária.
Das cerca de 13 mil salas de aula no ensino primário, em Nampula, perto de 7 mil são de construção precária, sem falar das turmas ao relento, o que deixa 30 mil alunos a estudarem em condições adversas.
Esta quarta-feira, iniciou o Seminário Regional de Capacitação de Gestores das escolas secundárias da Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado. No seu discurso de ocasião, o Secretário Permanente da província de Nampula foi categórico.
“Um país que se preze, investe muito na educação”, disse Eduardo Macário.
Eduardo Macário disse ainda que a realidade vivida no sector da Educação em Nampula não significa que não se esteja a investir.
“Não quero dizer que não se está a investir na educação, se não estivéssemos a investir na educação teríamos mais défice do que temos hoje. Portanto, o investimento é proporcional às capacidades sócio-económicas do nosso país, estamos a caminhar e quanto à província de Nampula vamos continuar a identificar parceiros”, concluiu.
Recentemente, o Governo prometeu construir 300 mil salas de aula em todo o país, até 2024, para melhorar as condições de ensino-aprendizagem. Este ano, a província de Nampula prevê construir 150 salas, mas tudo depende da disponibilidade do orçamento para o efeito.