O País – A verdade como notícia

Rady, Tiago e Alcinda homenageados pela conquista de medalhas nos Jogos da Commonwealth

Os pugilistas Rady Gramane, Tiago Muchanga e Alcinda Panguane foram homenageados pela conquista das medalhas de prata e bronze, nos Jogos da Commonwealth. Cada um dos três atletas recebeu 100 mil Meticais.

A iniciativa visa estimular os atletas, que, nos últimos anos, têm elevado bem alto a bandeira nacional. Nos recém-terminados Jogos da Commonwealth, no Reino Unido, foram os únicos da delegação moçambicana que subiram ao pódio. Esse feito não passou despercebido, daí que, esta segunda-feira, os “tridentes” foram reconhecidos, tendo, por conta disso, encaixado uma quantia de 100 mil Meticais cada.

Além dos atletas, Lucas Sinóia mereceu uma homenagem num valor 35 mil Meticais e a Federação Moçambicana de Boxe recebeu 50 mil Meticais. O reconhecimento do treinador dos três atletas é pelo esforço que tem empreendido para o desenvolvimento da modalidade no país, acima de tudo pelo facto de garantir medalhas em eventos nacionais e internacionais.

Para Rady Gramane, essa homenagem é sinal de que o seu trabalho não tem passado despercebido. E, acima de tudo, revela que o seu esforço é reconhecido ao mais alto nível.

Por seu turno, Alcinda Panguane considera que o reconhecimento não é apenas o que contém valores monetários, mas sim o gesto e o carinho com que tem sido tratada pelo contributo que tem dado à modalidade, sobretudo com a conquista de algumas medalhas.

Já Tiago Muchanga, pugilista que na sua primeira “aventura” internacional conquistou uma medalha de prata nos Jogos da Commonwealth, entende que gestos como estes servem como uma força motriz para que continue a trabalhar afincadamente, tendo em vista alcançar grandes êxitos na modalidade.

O presidente da Federação Moçambicana de Boxe diz que a homenagem é sinal de que o trabalho que está a ser feito é assinalável. Gabriel Júnior garante que a federação continuará a envidar todos os esforços possíveis, de modo a desenvolver o boxe moçambicano, tomando como base a aposta em novos atletas.

Apesar das recentes conquistas nos Jogos da Commonwealth, o secretário de Estado de Desporto, Gilberto Mendes, disse estar ciente de que os atletas querem mais, sendo que a meta são os jogos olímpicos. Mais do que participarem nesse evento planetário, o dirigente sublinhou que eles têm como meta conquistarem medalhas para o país.

Para o presidente da Montepuez Ruby Mining, Samora Machel Jr, o sucesso dos três atletas e da modalidade de boxe merece ser acarinhado por todos. Diz ainda que, mesmo diante de muitas dificuldades, os três pugilistas souberam representar o país condignamente, trazendo medalhas. Nesse sentido, diz que a homenagem é merecida, prometendo canalizar mais apoios à modalidade nos próximos dias.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos