O País – A verdade como notícia

Quatro apresentadores, dois países, uma só animação

Patrícia Pacheco é apresentadora angolana de larga experiência e de bom humor, afinal, para se ser responsável de uma “grande manhã” é mesmo necessário. Há mais de 17 anos suportando as telas da televisão e, pelo que a Stv viu hoje, suporta também as pistas: gosta de dançar. Enquanto se montava o palco, Pacheco dançava ao ritmo vibrante que fugia das colunas na Praça da Independência em Maputo, local que será apresentado dois programas da Zap Viva, em directo, ao canal da Zap e em simultâneo na Stv.

A profissional angolana está acompanhada pela Stela Semedo. A colega do mesmo canal, a apresentadora do programa “Vida à Tarde” também é uma pessoa alegre e com os passos de dança em dia. Semedo tem apenas dois anos na televisão, mas três horas diárias para animar os telespectadores da estação Zap Viva e com muito ainda para dar, pelo menos é que confessou a nossa reportagem.

As duas estão em Maputo pela primeira vez para apresentar os seus respectivos programas, tal como é comum em Angola, não só no estúdio mas também em outras províncias angolanas.
Além de se apresentarem em Moçambique pela primeira vez, as apresentadoras têm o desafio de dividir os programas com os profissionais moçambicanos: Emerson Miranda (apresentador do “Big Box Show”) e Dudas Aled (apresentador do programa “Vidas em Directo”).

Os quatro estiveram juntos hoje a acertarem alguns detalhes para esta festa da televisão que vai celebrar a música moçambicana, concretamente a marrabenta. Conversaram animadamente. Aliás, “Big Barrão Boss” já conhecia as duas, inclusive já participou nos seus programas.

Mais do que programas, a Praça da Independência estará aberta para os amantes da Zap e Stv e para aqueles que gostariam de ganhar brindes e assistir as actuações de músicos moçambicanos ao vivo.

“Grandes manhãs” é o programa que vai decorrer a hora do “Manhãs alegres” e, lá para o fim do dia, “Vidas em Directo” vai ceder ao “Vida à Tarde”. Os programas não são apenas semelhantes pelos nomes. As rubricas e a animação são outros aspectos que lhes são peculiares.

Até hoje, o jogo de luzes que encandeava o edifício do Conselho Municipal de Maputo já denunciava um ambiente para lá de diferente. Uma grande equipa da Zap e da Stv se desdobrava para colocar tudo funcionar. A constante movimentação pelo recinto dava claros indícios de que realmente vai se tratar de um dia imperdível.

Este momento celebra, ao mesmo tempo, os seis anos da Zap.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos