O País – A verdade como notícia

Qatar recruta civis para reforçar segurança no Mundial 2022

O governo do Qatar está a recrutar centenas de cidadãos civis e diplomatas para um serviço militar obrigatório, tendo em vista o reforço das forças de segurança durante o próximo Campeonato do Mundo, que terá lugar em Novembro e Dezembro.

De acordo com informações recolhidas pela agência Reuters, o recrutamento de diplomatas – cuja natureza do trabalho lhes permite fintar o serviço militar – é indicador do enorme desafio logístico que enfrenta, neste momento, o país organizador de um dos maiores eventos desportivos do planeta.

A mesma fonte indica que estes recrutas estão a ter formação em gestão das filas nos estádios, revista de adeptos à entrada dos recintos, e ainda detecção de substâncias proibidas como álcool, drogas ou armas escondidos em “rabos-de-cavalo”, forros de casacos ou até em barrigas falsas.

Dos 2,8 milhões de pessoas que residem no Qatar, apenas 300 mil são autóctones; perante a previsão da vinda de cerca de 1,2 milhões de visitantes durante o Mundial, o país organizador fez um acordo com a Turquia para o envio de três mil elementos da polícia de choque turca.

 

AUTORIDADES DO QATAR COM PLANO ESPECÍFICO PARA CRIMES MENORES NO MUNDIAL

As autoridades do Qatar estão a desenvolver um plano de acção relativamente a crimes menores feitos por adeptos durante o Campeonato do Mundo.

De acordo com a Reuters, a ideia passa por não aplicar acções penais contra adeptos que cometam crimes menores, como a embriaguez pública.

Enquanto a estratégia de policiamento durante a competição está ainda a ser concluída, a organização do Mundial já terá entrado em contacto com diplomatas e polícias dos países participantes, informando que pretendem ser flexíveis no que toca a infracções de menor importância cometidas por adeptos.

País organizador do Mundial de 2022, o Qatar caracteriza-se pelas suas regras conservadoras e de forte índole religiosa.

Tal política levou a organização a impor algumas restrições durante o Campeonato do Mundo, como, por exemplo, a proibição do consumo de álcool dentro dos estádios, tendo propositadamente criado espaços designados para esse efeito.

O Mundial arranca no próximo dia 20 de Novembro, com a partida entre Qatar e Equador, e estende-se até ao dia 18 de Dezembro.

 

MISSÃO CONJUNTA DA FIFA E CAF ESPERADA NA GUINÉ-CONACRI EM OUTUBRO

Uma missão conjunta que integra dirigentes da FIFA e da CAF está prevista para o próximo mês de Outubro na Guiné-Conacri, onde terá vários encontros com os actores envolvidos na gestão do futebol daquele país a todos os níveis, soube-se junto de uma fonte do Comité de Normalização (CONOR), actuando, por decisão do órgão regulador do futebol mundial, como Federação até Abril de 2023.

“No âmbito da popularização dos novos estatutos da Federação Guineense de Futebol, uma missão conjunta FIFA/CAF vai visitar a República da Guiné de 10 a 13 de Outubro de 2022”, precisa o comunicado de imprensa do CONOR, transmitido à PANA.

A missão conjunta, explicita a nota, vai reunir os sócios estatutários e os actores do futebol para debater as alterações e as modificações efectuadas aos estatutos.

Será igualmente, revela-se, à escuta dos membros para propostas de emendas.

Recorda-se que a FIFA suspendeu por “vários defeitos de forma” o procedimento de eleição de um novo cargo da Federação antes da constituição do CONOR, cuja missão terminará em Abril de 2023 após a constituição de um Comité Executivo.

 

OFICIAL: SCALONI RENOVA COMO SELECCIONADOR ATÉ 2026

O presidente da Federação da Argentina (AFA), Claudio Tapia, comunicou o acordo com o seleccionador Lionel Scaloni para renovar até 2026.

“Tenho orgulho em anunciar que conseguimos a continuidade de Lionel Scaloni como seleccionador da Argentina até ao Mundial de 2026. Continuamos a apostar no projecto abrangente da selecção”, escreveu o dirigente nas redes sociais.

Scaloni está no comando da selecção desde a eliminação do Mundial de 2018, tendo ocupado o lugar de Jorge Sampaoli. O técnico conquistou a Copa América de 2021 e leva 35 jogos sem perder.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos